Semana da Inclusão Digital

A secretaria de Ciência e Tecnologia, juntamente com a Fundação de Apoio à Escola Técnica - Faetec, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Cecierj e a Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, estão iniciando a partir de 23 de março deste ano, o lançamento da Semana da Inclusão Digital.

O início das atividades será na Praça Melvin Jones (próximo ao antigo Banerjão, em frente a rua México), no Centro da Cidade. Durante toda a semana, de 9h às 20h, uma tenda com 10 laptops conectados à internet e contando também com monitores da Faetec, oferecerão à população oficinas de capacitação, totalmente gratuitas. Aprendendo a digitar, Aprendendo a navegar na internet e Aprendendo a editar fotos são alguns dos temas que são ensinados. Mas quem quiser, apenas, fazer uma pesquisa, mandar e-mails, imprimir um texto ou consultar o andamento de um processo também poderá utilizar as máquinas. Além disso, estão programadas palestras sobre o mundo digital. 

O projeto vai acontecer, também, na Cidade de Deus, no Campus da Uerj e em cidades do interior do Estado. Na terça-feira, a Sect levará a Caravana de Ciência e Tecnologia à Cidade de Deus. Durante todo o dia, os moradores do local poderão usar os computadores, criar e-mails, tirar dúvidas sobre internet. Vale ressaltar que essas atividades serão, também, uma prévia do serviço que a Cidade de Deus terá a partir de junho, quando o bairro estará coberto por internet em banda larga a céu aberto, totalmente gratuita, a exemplo do que já acontece no Morro santa Marta e na orla de Copacabana.

Na Uerj, a Caravana ficará nos dias 26 e 27.

A Semana da Inclusão Digital faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. A inclusão digital está aí para simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.