Faetec inaugura o Cetep Alemão

Foi inaugurado, hoje, dia 5 de outubro,  às 11h, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Alemão, com presença do governador Sérgio Cabral. A ocasião marca também o início das aulas para 584 pessoas em dez cursos profissionalizantes, para os quais inscreveram-se para concorrer a essas oportunidades 3.459 interessados.

Os cursos que estão em funcionamento são Informática I e II (132 vagas), Inglês (108), Espanhol (108), Massas Salgadas (30), Patisserie (30), Manicure e Pedicure (24), Cabeleireiro (24), Depilação (48), Eletricista Predial (40), Bombeiro Hidráulico (40).

Os cursos mais procurados foram Informática I, com 792 inscritos; Inglês, com 544, e Eletricista Predial, com 435.


Segundo o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando, é extremamente importante levar para essas comunidades cursos de capacitação de qualidade, como os da Faetec. No Censo Empresarial feito nas comunidades que estão recebendo as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pudemos observar a dificuldade que o empresariado local tem de se atualizar, assim como levar seus funcionários a programas de capacitação para a melhoria do atendimento que frisou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando.


Um dado importante, apontado pelo Censo Empresarial feito na comunidade, que reforça a necessidade de cursos de capacitação, é a informação de que 72,7% dos empresários buscam seus fornecedores na comunidade ou nos bairros vizinhos, enquanto mais de 70% contratam na comunidade os seus funcionários. Para o presidente da Fundação de Apoio á Escola Técnica (Faetec).

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, essas informações podem ser um dinamizador de matrí­culas, já que o mercado busca sempre os profissionais que estão mais preparados.

O presidente da Faetec, Celso Pansera, diz que é gratificante saber que os moradores estão atentos ao que acontece no mercado de trabalho e buscam melhor qualificação nos cursos oferecidos pela Faetec - O crescimento profissional hoje depende, cada vez mais, da atualização profissional, garantiu Pansera.

O Censo sinalizou também que mais de 79,5% dos entrevistados nunca passaram por cursos de capacitação ou aperfeiçoamento, enquanto mais de 50% dos funcionários também não participaram de nenhum curso. A gratuidade pode ser mais um importante atrativo para os moradores da região.