Alunos da Faetec de Ipanema e Duque de Caxias realizam visitas em pontos turísticos do Rio de Janeiro

No último dia 21, os alunos do curso Técnico em Guia de Turismo da Faetec Ipanema tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao emblemático Pão de Açúcar, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro. A atividade faz parte do programa curricular com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência prática e aprofundada dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Durante a visita técnica, os futuros guias de turismo puderam explorar os aspectos históricos, culturais e naturais do complexo turístico, localizado na Urca, na Zona Sul do Rio. Acompanhados pelo professor da disciplina Técnicas de Guiamento, Marcelo Tesserolli, os alunos tiveram a chance de conhecer mais sobre a história do bondinho, as curiosidades geográficas da formação rochosa, além das melhores práticas para conduzir turistas em um dos pontos mais visitados da cidade.

“A visita ao Pão de Açúcar é uma das muitas atividades práticas previstas ao longo do curso, que busca preparar os alunos para os desafios e oportunidades da carreira de Guia de Turismo, em um dos destinos mais procurados do Brasil. E a próxima visita será no mês de outubro, no Cristo Redentor”, finalizou o professor Marcelo Tesserolli.

A visita técnica ao Pão de Açúcar não só proporcionou um aprendizado prático significativo, mas também reforçou a importância da preparação e do conhecimento detalhado dos locais turísticos para o exercício da profissão.

"É fundamental que os nossos alunos tenham contato direto com os locais que irão fazer parte de suas rotinas como guias. O Pão de Açúcar é um ícone do turismo carioca, e essa experiência agrega um valor imenso à formação deles", destacou a Coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo, Joana Santos.

Na mesma semana, os alunos dos cursos Técnicos em Logística e de Qualidade, da Escola Técnica Estadual Imbariê, localizada em Duque de Caxias, também realizaram visitas. Foram ao todo, seis turmas dos dois cursos, totalizando 105 estudantes. Eles conheceram a história detalhada do Museu do Folclore e do Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio.

“As experiências fora de sala de aula representam uma enriquecedora vivência para se observar na prática o que foi abordado de modo teórico na escola. É uma forma de ampliar o conhecimento, aproximar os estudantes de realidades pouco conhecidas. E particularmente, na proposta desenvolvida, permitiu um olhar sobre a arte em suas múltiplas manifestações”, destacou a professora de Literatura, Vanessa Lacerda.