Taekwondo: Unidades da Faetec em Quintino, Santa Cruz e Niterói recebem alunos a partir dos seis anos de idade para a prática do esporte que chegou ao Brasil na década de 60

Prática milenar que chegou ao Brasil na década de 1970, o Taekwondo desembarcou em nosso país pelas mãos do Grão Mestre Sang Min Cho, 8º Dan, trazendo consigo, além da disciplina tipicamente oriental, valores como respeito, foco e autoconfiança, características amplamente trabalhadas no tatame do Mestre Eduardo Lopes, professor que se dedica a ensinar a modalidade na Faetec desde 1996. 

“Já formamos mais de 40 faixas pretas e, naturalmente, foram surgindo valores ao longo de todos esses anos. Isso nos dá muito orgulho porque temos, não só a questão da performance, mas também a formação de cidadãos que, pelas nossas mãos, criaram amor ao esporte, foram campeões em todas as esferas ou se tornaram profissionais de educação física e mestres do esporte”, diz o profissional. 

Em Quintino, o Centro Interamericano de Artes Marciais recebe alunos a partir dos 06 anos interessados no aprendizado da luta que ajuda a promover benefícios importantes como o fortalecimento do corpo, aumentando a flexibilidade dos alunos e seus reflexos, autocontrole, autoconfiança, além do aperfeiçoamento de habilidades e a capacidade de concentração. 

“A gente aqui atende de forma plural, ou seja, temos alunos de todas as idades juntos, aprendendo o  mesmo conteúdo, de forma diferente, de acordo com sua capacidade de cognição. Isto provoca o instinto de preservação e responsabilidade entre eles. Trabalhamos a marcialidade, que é a arte marcial, a psicomotricidade, e também a desportiva para quem quer galgar a trajetória profissional”, explica o professor que, atualmente, está preparando dois alunos para competir ainda este ano.

Um deles é Matheus França, de 18 anos. Assíduo nas aulas, o aluno é faixa verde e pretende dar aulas no futuro. Para isso, sabe que a longa trajetória exige muita dedicação.

“Cheguei aqui por indicação de um amigo que fazia aulas aqui e sabia o quanto eu gostava do taekwondo, mas meu contato com o esporte era nulo. Eu gostava de ver filmes e fui me interessando, principalmente os chutes. Quando cheguei aqui, vi que não era tão fácil, mas não desisti, até porque o mestre consegue dar a aula de um jeito que nós evoluímos, é tudo muito divertido e leve. Uma das coisas mais importantes aqui é a disciplina, o autocontrole que a gente aprende a ter para ir alcançando os objetivos, e um dos meus é dar aulas”, diz o jovem.

Criado na Coreia há mais de 2.000 anos, a prática foi desenvolvida como técnica de defesa durante a dinastia Silla. A primeira aparição da luta cujo significado é “caminho das mãos e dos pés através da mente”, aconteceu em 1988 durante as Olimpíadas de Seul e, desde então, a procura só cresce no país. O combate é dividido em três rounds de dois minutos, onde o autocontrole é a pedra angular para a vitória.

Apesar de ser uma luta, o taekwondo possui uma filosofia que visa valorizar a perseverança, a integridade, a cortesia, o respeito e a lealdade, valores que a psicóloga Denise de Souza Ferreira aprendeu ainda criança nas aulas do CIAM.

“Fui aluna daqui quando tinha mais ou menos 13 anos e sempre amei o taekwondo. Tive que interromper as aulas para morar em Minas e, depois de décadas, voltei a praticar o esporte, agora com outro foco, pois para mim tornou-se uma higiene mental, um momento onde eu descarrego toda a tensão dos trabalho e saio daqui leve”, diz a aluna.

Quem também está aproveitando ao máximo as aulas é Richard Silva. Aos 25 anos, ele descobriu as aulas gratuitas por indicação de um amigo, há cerca de três semanas.

“Não tinha noção de que na Faetec havia essa estrutura e aulas tão bacanas que pudessem atender quem não estuda aqui. Vim a convite de um amigo para assistir a aula e não saí mais. Isso foi excelente porque eu já tinha praticado o taekwondo em outro lugar e não tinha dado sequência, agora não vou parar mais”, comenta.

As aulas de taekwondo acontecem às terças e quintas em horários variados e são totalmente gratuitas. Além de Quintino, que oferece também outras modalidades esportivas, é possível também inscrever-se para o taekwondo nas unidades da Faetec em Santa Cruz e Barreto (Niterói).