Governo do Estado inaugura Faetec Sepetiba

Período de matrículas para oficinas gratuitas começa amanhã (20) e vai até dia 30 de agosto

Nesta segunda-feira (19), foi inaugurada uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio. O polo é destinado à Qualificação Profissional e vai oferecer cursos voltados para as necessidades da região, formando profissionais para atenderem a demandas por serviços de manutenção e informática, entre outros. A Faetec Sepetiba funciona na Rua Landri Salles, 74.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o novo polo representa um grande ganho para a população, que agora terá mais oportunidades de receber capacitação profissional gratuita. “Agradeço a oportunidade de inaugurar esse equipamento, que sem dúvida vai fazer muita diferença na vida dos futuros alunos dessa unidade. A partir de 2025, a Faetec vai oferecer cursos profissionalizantes que vão resultar em uma maior empregabilidade para os moradores de Sepetiba”, declarou.

A unidade conta com três salas de aula e três laboratórios especializados, sendo eles destinados a cursos de informática, refrigeração e cuidador de idosos. Além disso, o espaço possui salas voltadas para a equipe pedagógica, como secretaria, sala de professores e orientação pedagógica.

Durante a cerimônia de inauguração, a presidente da Faetec, Caroline Alves, falou com dezenas de moradores que compareceram para a entrega do equipamento. “Tenho um carinho enorme pela Zona Oeste e fico muito feliz de inaugurar mais uma unidade nessa região. Nosso desejo é trabalhar em conjunto com a comunidade, sempre ouvindo e atendendo o que a população precisa. Esse é só o início da trajetória da Faetec em Sepetiba”, destacou a presidente.

Também estiveram presentes na inauguração o subsecretário da pasta, Fabrício Repsold; o vice-presidente administrativo da Faetec, Sérgio Costenplate; e a deputada federal, Dani Cunha. Amanhã, dia 20, a unidade vai abrir o período de matrículas para oficinas gratuitas focadas em empreendedorismo, administração e organização financeira e pessoal.

A Marilza Almeida, de 82 anos, foi uma das primeiras pessoas a chegarem para prestigiar a inauguração. Ela contou a satisfação em ter uma unidade da Faetec perto de casa.

“Fico muito feliz em saber que agora temos uma Faetec, pois sei que meus bisnetos, que ainda são crianças, terão a oportunidade de fazerem cursos quando crescerem. Eu mesma também pretendo estudar aqui, sou viúva e aposentada e vou adorar voltar a estudar, com certeza serei aluna da Faetec”, conclui a moradora de Sepetiba.