Faetec realiza treinamento para professores do projeto “Intramuros”
- Detalhes
- Publicado em Terça, 20 Agosto 2024 21:02
Nos dias 15 e 16 de agosto, foi realizado o treinamento do projeto de laboratório de Iniciação Científica "Intramuros". O evento foi promovido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em conjunto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado, no centro do Rio. Foram mais de 300 professores, coordenadores e diretores de diversos municípios participando dos dois dias de treinamento.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Anderson Moraes, explicou a importância do encontro para os professores.
"Hoje a gente está aqui, podendo participar desse evento da Faetec que transforma a vida das pessoas através dos cursos, não só dos cursos profissionalizantes, mas de diversas outras formas que fazem a entrega para a população", revelou o secretário Anderson Moraes.
Foram apresentadas e debatidas as principais dúvidas dos professores sobre o uso dos equipamentos, as questões de segurança no laboratório, a correta manipulação dos insumos e o descarte adequado dos resíduos do material utilizado. O professor de Ciências do município de Três Rios, Ruan Christian Silva do Nascimento, disse que pretende aprimorar sua didática com o uso do laboratório para os alunos.
"Esse evento foi muito importante para mim e teve uma parte extremamente necessária que a palestrante demonstrou os equipamentos que nós recebemos na unidade. Além de saber como trabalhar com esses alunos, como conseguir atrair eles para essa iniciação científica, para o letramento científico. Eu já estou com muitas ideias, e tenho uma feira de ciências para ser organizada na escola em que trabalho. E vou aproveitar tudo do laboratório", revelou o professor Ruan Christian Silva do Nascimento.
O segundo dia foi marcado por perguntas e respostas pela presidente da Faetec, Caroline Alves e pelo vice-presidente administrativo da Fundação, Sérgio Costenplate. Os professores perguntaram sobre questões diversas e o processo de instalação de novos laboratórios em outra cidades.
"Nós estamos fazendo um novo chamamento para que os municípios que não aderiram, possam aderir ao projeto "Intramuros". O laboratório é para todos e queremos que os estudantes dos municípios tenham acesso", destacou a presidente da Faetec, Caroline Alves.
Intramuros
Os laboratórios "Intramuros" possuem a capacidade para atender até 35 crianças, com idades entre 8 e 12 anos. E vão permitir que os alunos do Ensino Fundamental tenham contato prático com áreas tecnológicas, complementando a teoria já ensinada nas disciplinas de Biologia, Química e Física.
Durante os dois dias de treinamento, os alunos de cursos na área de gastronomia e eventos da Faetec Nilópolis - Unidade Paiol de Pólvora prepararam e serviram café da manhã, almoço e lanche da tarde a todos os professores e e funcionários presentes na atividade.