Faetec leva inclusão e arte ao Sambódromo no desfile das campeãs
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 20 Março 2025 13:24
Pela 17º vez, a escola de samba Embaixadores da Alegria participou do desfile das campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro, incluindo pessoas com deficiência na maior festa popular da cidade. Neste ano, a escola contou com a participação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que esteve representada por alunos do Centro Cultural da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, na comissão de frente, e por estudantes do Caep Favo de Mel.
A comissão de frente foi formada por 12 integrantes do Centro Cultural da ETE Henrique Lage, o convite foi feito pelo carnavalesco e presidente de honra da Embaixadores da Alegria, Paul Davis. Localizado em Niterói, o Centro Cultural oferece aulas de dança e teatro para pessoas com deficiências. Os alunos ensaiaram durante três meses para a apresentação no Sambódromo.
A coordenadora do Centro Cultural Henrique Lage, Soyane Vargas, destacou a importância da participação: “Foi uma satisfação enorme e uma responsabilidade muito grande abrir o desfile das campeãs. Nossa presença no Carnaval, assim como em teatros e outros eventos culturais, reforça a relevância da arte e da cultura dentro da Faetec”.
O enredo deste ano, “O casamento entre o Céu e a Terra”, abordou a cultura dos povos originários e a preservação ambiental. Além da comissão de frente, três alunos do Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, que atende pessoas com deficiência intelectual e autismo, também participaram do desfile.