Faeterj Petrópolis inaugura laboratório de Computação Quantica e Inteligência Artificial

O equipamento será aberto para alunos, professores e pesquisadores da região

Na última sexta-feira (21/03), a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro em Petrópolis (Faeterj Petrópolis) inaugurou seu primeiro laboratório temático de Computação Quântica e Inteligência Artificial, com o intuito de fomentar o estudo, pesquisa e a utilização das ferramentas. A instituição de Ensino Superior faz parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, “esse espaço não é apenas um centro de inovação, mas também um ambiente construído com carinho e dedicação. O Estado do Rio de Janeiro já enfrentou muitos desafios, mas seguimos investindo em ciência, tecnologia e parcerias para impulsionar o progresso”.

A Inteligência Artificial e a Computação Quântica estão promovendo uma revolução global, alterando a forma como empresas e instituições desenvolvem soluções inovadoras. Esse novo ambiente vai oferecer não só a alunos e professores da Faeterj Petrópolis, mas a pesquisadores da região, um espaço de aprendizado e experimentação, possibilitando a criação de projetos com potencial para impactar o país e o mercado global, impulsionando avanços tecnológicos e gerando novas oportunidades.

Em sua fala, o presidente da Faetec, Alexandre Valle, ressaltou a importância do trabalho realizado e o compromisso com o fortalecimento da comunidade e o avanço das iniciativas no Estado. “Como presidente da Faetec, é uma grande honra estar aqui hoje. Este é um dia de muito orgulho para todos nós que trabalhamos para fortalecer a comunidade e impulsionar iniciativas no Estado. O trabalho que estamos realizando é belíssimo e precisa avançar cada vez mais”.

O equipamento é fruto de uma parceria entre a Faeterj Petrópolis, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e as prefeituras municipais de Petrópolis, Niterói e Macaé, e marca um avanço significativo para o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado do Rio de Janeiro.

Também estiveram presentes na inauguração o vice-presidente administrativo da Faetec, Fabrício Repsold; a diretora e vice-diretor da unidade, Lucimar Cunha e Bruno Guingo; o professor do Laboratório Nacional de Computação Cientifica, Renato Portugal; e o líder de vendas da empresa de hardware e software de computação quântica, IBM Quantum, Alexandre Pfeifer.

Animado para cursar Tecnologia da Informação na Faeterj Petrópolis, o Érico Guerreiro da Costa, de 17 anos, esteve presente na inauguração do laboratório e contou ter ficado ainda mais ansioso para o início das suas aulas.

“Percebi o carinho genuíno que a Faeterj tem pelo desenvolvimento da tecnologia, pude ver um investimento real no futuro. O novo laboratório me surpreendeu, pois nunca imaginei ter acesso a essa tecnologia aqui. Além disso, a abordagem sobre inteligência artificial me animou, mostrando que podemos usá-la a nosso favor. Acho essencial divulgar isso para motivar mais estudantes a entrar na área”.