Alunos da Faetec conquistam vagas em universidades públicas: oportunidade e futuro

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECT-RJ) tem se consolidado como uma porta de entrada para jovens que desejam ingressar no ensino superior. A Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM), unidade da FAETEC em Campos dos Goytacazes, celebrou recentemente a aprovação de diversos alunos em universidades públicas, comprovando a qualidade do ensino técnico como base para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Entre os aprovados, destaca-se Leonarda Souza Silva, que garantiu sua vaga em três cursos: Engenharia de Materiais na USP, Meteorologia na UFRJ e Engenharia Ambiental no IFF. Sua trajetória mostra como a pesquisa e o investimento da educação pode dar novos horizontes na vida profissional de um aluno.

“A educação é a forma mais importante de transformar a sociedade. Então, existe um peso muito grande na questão de obter essas conquistas, principalmente vindo de uma escola pública que muitas vezes são deixadas de lado. Pra mim foi muito importante a apresentação dos jovens talentos do projeto da Faperj. Na escola conheci o projeto e me mandaram as oportunidades que existiam na época. Isso foi algo que abriu muito os meus olhos, principalmente em relação à área de pesquisa.”, disse Leonarda.

Já Victor Hugo Domingos obteve um excelente resultado no concurso dos Correios, conquistando a 35ª colocação. No ensino superior, ele foi aprovado em Engenharia de Produção na UFF Macaé, através do CEDERJ, e em 1º lugar para Licenciatura em Matemática no IFF. Seu curso escolhido foi Engenharia de Produção na UENF.

Victor Hugo compartilhou sua satisfação com as conquistas: "É muito gratificante e recompensador. Demonstra que minha formação foi suficiente para me preparar para o ENEM, além da parte pessoal e profissional. Isso faz com que ainda dê para ter esperança na educação pública e de qualidade no Brasil. Fiz o ensino médio na ETE João Barcelos Martins integrado ao curso de Administração e conheci professores excepcionais que me ajudaram a ratificar o que realmente gostava."

O secretário Anderson Moraes destacou a relevância da educação pública para a transformação social: “O sucesso desses estudantes reforça a importância do ensino técnico não apenas como uma alternativa imediata para o mercado de trabalho, mas também como uma base essencial para a continuidade acadêmica. A combinação entre ensino técnico e superior amplia as oportunidades e potencializa o sucesso profissional.” Disse Anderson Moraes.


"A Faetec se orgulha de ser um instrumento de inclusão e desenvolvimento. O sucesso dos alunos da ETE João Barcelos Martins é reflexo do trabalho dedicado de nossos professores e da qualidade do ensino que oferecemos. Estamos formando cidadãos preparados para os desafios do mercado de trabalho e do ensino superior." Destacou o presidente Alexandre Valle.