Alunos da Faetec Oscar Tenório brilham em Olimpíadas sobre finanças
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 20 Dezembro 2021 15:20
Num momento de crise inflacionária global, nunca foi tão importante aprender a controlar as finanças do dia a dia. E com esse tema, um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT), unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), brilharam durante a 3ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujo tema foi “Educação Financeira para toda a Vida”.
A Olimpíada é direcionada a estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, mas foram com os alunos do Ensino Médio que a ETEOT conquistou seis medalhas (uma de prata e cinco de bronze). O grupo foi formado pelos alunos Ana Karolyna da Silva Vicente; Drieli Nunes Nascimento Paulo; Emanuelly Lisbôa Isolo; João Vitor de Oliveira Lima; Leonardo da Silva Faria, todos com o bronze; e Luis Felipe Silveira Pimentel, com a prata.
Aluna do Ensino Médio, Emanuelly Lisbôa, não consegue esconder a emoção de ter sido uma medalhista em um prêmio tão importante quanto o da OBEF. “Para mim, mostra que nós com educação podemos conquistar o mundo. Mas é importante frisar que a escola também faz parte de todo esse processo. Incentivando e dando condições como bons professores. Fiquei muito feliz com a conquista. Espero que venham outras”, aponta Mannu, como é chamada carinhosamente pelos colegas.
Orientadora do grupo, a professora Fernanda Miranda conta que para o concurso em nenhum momento foi feito um simulado e que os alunos realizaram a prova apenas com o que fora ensinado durante as aulas.
“Nós não fizemos qualquer preparação especial, isso mostra que temos alunos brilhantes e que precisam ser incentivados, lapidados como pedra preciosa. Fizemos um elo forte de confiança, fiz o convite e eles aceitaram o desafio. Tanto que, dos oitos alunos que participaram, seis ganharam medalhas”, vibra a professora, que leciona economia.
O concurso teve âmbito nacional e contou com a participação de alunos da rede pública e privada. A prova teve duas horas de duração e não foi permitido qualquer tipo de consulta. A Olimpíada intitulada “Educação Financeira para toda a Vida” teve início a partir de um projeto de extensão e especialização em Finanças Empresariais na Universidade Federal da Paraíba.