Professor da Faetec Silva Jardim é campeão de cinturões e da vida



Para qualquer pessoa distraída que passar em frente a um sítio em Rio Bonito, interior do estado, e ver um homem de 1,89 de altura cuidando das hortas e galinhas caipiras nem se dará conta que naquele local, levando uma vida típica de interior, está um dos grandes vencedores de lutas de MMA do estado do Rio, que acumula 20 cinturões de Jiu-Jitsu e dois de MMA profissional. Fernando Batista (mais conhecido no mundo do octógono como Fernando Negão), 38 anos, é professor da Faetec Silva Jardim, também do interior do Rio. Ele conquistou recentemente o 5º cinturão da competição MMA War Zone 5, na categoria pesadíssima (100 a 120kg). O evento aconteceu na Região dos Lagos. Com essa vitória, ele já acumula 30 títulos

Dentro de um octógono aquele homem pacato abre espaço para um lutador aguerrido que vai para cima do adversário com a mesma fome de quando era ajudante de pedreiro; que ficava o dia todo, às vezes à noite também, sem conseguir se alimentar. Esse caráter, moldado na dificuldade que a vida o impôs, o professor leva para suas aulas com os alunos. A importância de levantar a cabeça após uma queda. De acreditar em seus sonhos, de nunca desistir.

“Como toda criança, sempre tive um sonho, que era o de me tornar um lutador. Como todo filho de família humilde, trabalhei muito para realizá-lo. Fui ajudante de pedreiro, trabalhei em madeireira, quando, às vezes, ficava sem almoço e janta. Às 2h da manhã, já estava de pé sem saber a que horas voltaria. Por isso, incentivo todos os meus alunos a acreditarem em algo. Algo que dê sentido à vida deles. Assim como o esporte me proporcionou conhecer lugares incríveis, também pode transformar a vida deles.”, disse o professor, que detém títulos na Rússia e África do Sul, por exemplo.

Fernando Negão leciona há sete meses na unidade de Silva Jardim e relata que há algumas semanas se emocionou com o agradecimento de uma mãe por ter ajudado a transformar a vida de um filho adolescente depois que começou a praticar o esporte.

“Eu sempre que tenho oportunidade faço um apelo aos pais: incluam esporte na vida de seus filhos, seja lá qual for. Ele é mais uma ferramenta para afastar nossas crianças de uma realidade muito presente em todos os lugares. Em nossas aulas, eles aprendem a respeitar o próximo, que se cair, pode se levantar. Elevar sua autoestima para exercer qualquer função. Na realidade, o importante é formar um cidadão campeão da vida”, concluiu Fernando, que adquiriu essa consciência desde que iniciou na capoeira há 20 anos.

Vai encarar?
Open 2023 (IBJJF)
AJP abudhabi
Campeão brasileiro categoria e absoluto (CBJJD)
Campeão panamericano categoria e absoluto (CBJJD)
Campeão nacional de equipe (CBJJD)
Campeão brasileiro master (CBJJD)
Campeão brasileiro CBJJO)
Tricampeão sulamericano (CBJJO)
Campeão World Cup (CBJJO)
Tricampeão mundial (CBJJO)
Campeão panamericano (CBJJO)
Campeão sulamericano (CBLP)
Campeão mundial CBLP
Campeão circuito arena búzios
BI campeão 6 copa arraial do do Cabo
Campeão brasileiro da (lerjji)
Campeão brasileiro xxxvi tarca rio Niterói (lerjji)
BI campeão campeonato gods and kings
BI campeão ranking (CBJJO)
Campeão da copa TNT Drink
Campeão campeonato regional de jiu-jitsu
Campeão IV copa saquafight jiu-jitsu
Campeão segunda copa jiu-jitsu (Dsw) categoria e absoluto
Campeão grande rio pró jiu-jitsu
Campeão primeira copa super liga de jiu-jitsu
Campeão Interestadual de jiu-jitsu Macaé categoria e absoluto
Campeão Brazilian Cup Rio Macaé
Campeão Grande Rio por categoria e absoluto
BI campeão Brazilian Cup Rio Macaé ll
BI campeão ranking (CBJJO)