Iserj comemora seus 143 anos com programação especial ao longo do mês

O mês de abril possui sempre extrema importância para o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), unidade vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Isso porque, no quinto dia do mês, a escola comemora seu aniversário e, em 2023, completou 143 anos de existência. Para celebrar a marca, foram programadas atividades comemorativas que contemplam todos os segmentos de ensino e possui previsão de durar o mês inteiro.

Para atender à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental, Técnico de Nível Médio e Ensino Superior, o Instituto iniciou as festividades com palestras, apresentações musicais e homenagens. Na manhã de quarta-feira, dia 05 de abril, uma mesa de abertura foi realizada sob o tema “Alfabetização antirracista e formação de professores” e contou com a presença da Diretora do Iserj, Giovane Ramos, e das professoras Ana Paula Venâncio e Solange Lopes.

Para a diretora Giovane Ramos, as comemorações de aniversário servem para mostrar como a educação afeta a vida do ser humano. “É com muita alegria que a gente comemora os 143 anos do Instituto. Um lugar que possui uma história fabulosa no Rio de Janeiro. As comemorações que já estão acontecendo na escola mostram as possibilidades de formação humana e a proposta de educação para que a gente possa fazer um espaço de produção de conhecimento”, afirmou a gestora.

À tarde, as festividades continuaram com a inauguração do Laboratório de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e a assunção da equipe de monitores do Laboratório Interdisciplinar. Durante todo o dia, aqueles que estiveram presentes no prédio histórico da unidade tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Iserj por meio da exposição “ISERJ: uma história itinerante”, organizada pelo Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB) presente na escola.

As contribuições da história do Iserj e a importância da formação dos estudantes e professores para as relações étnico-raciais também foi pauta em uma palestra, que teve a participação dos docentes Sonia Lopes, Vera Neri e Marcelo Nicolau. À noite, a transmissão online da aula inaugural de Pós-graduação abordou “O Capital para Educadores” e foi ministrada pelo professor Vítor Paro.

Representando a Diretoria de Educação Superior (Desup) da Faetec, estava a ex-aluna do Instituto e professora da Rede Marcelina Coutinho. “Como estudante e filha do Instituto, hoje, voltando em outra posição, o que peço a vocês, como alunos e futuros colegas professores, é que a gente mantenha vivo o principal valor dessa Instituição que é incluir e desenvolver dignidade e integridade”, declarou.

A programação de festividades continua ao longo de todo o mês de abril contando com práticas de diversões voltadas para a Educação Infantil, como a execução de brincadeiras ao redor do chafariz da escola e um passeio pela estrutura do Iserj. Além disso, atividades esportivas como um torneio de vôlei estão previstas.