Alunos da Faetec em Volta Redonda destacam-se nos estudos de robótica e conquistam vaga em torneio no Maranhão

 

Estudantes participaram da seletiva da Fira World Cup, competição internacional de robótica, e conquistaram a vaga para a etapa nacional que acontecerá em novembro, em São Luís do Maranhão

 

A troca de experiências é um dos principais componentes para ampliar o aprendizado dos alunos da Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira, unidade vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Volta Redonda. Os estudantes, com idade entre 14 e 16 anos, vem desenvolvendo suas potencialidades em robótica, tendo a participação em mostras e competições locais que envolvem outras instituições, o que está trazendo importantes resultados, como a classificação para a etapa nacional do torneio Fira World Cup, conquistada pelos alunos Bernardo Souza Vianna, Gabriel Pinheiro Vieira da Silva, Gustavo de Souza Germano, Rodrigo Nunes da Silveira.

Sob a orientação do professor Cael Scherpel Pires, o quarteto participou, pela primeira vez, do torneio de robótica Fira em Volta Redonda e conseguiu a classificação para a tradicional competição. Ao todo, 43 equipes formadas por alunos da rede pública e privada de todo o Estado disputaram uma vaga com a equipe representante da Faetec, alcançando a 3ª colocação na prova de Clif Hanger.

“O Clif Hanger é uma disputa entre dois robôs, similar ao sumô, onde cada um precisa identificar, de maneira autônoma, o adversário e empurrá-lo para fora da arena. Nos encontros da equipe, os alunos do curso técnico de informática têm oportunidade de aplicar o conhecimento de forma prática na busca por soluções de problemas e desenvolver habilidades de programação com a plataforma Arduino e Lego”, explica o professor, que está sempre propondo desafios aos estudantes. No primeiro semestre, por exemplo, jovens entre 14 e 16 anos deram uma pequena mostra de como essas áreas estão sendo trabalhadas dentro da instituição, ao participar de uma competição de robótica no shopping Iptown em Barra Mansa, realizada no fim do mês de maio.

“O projeto de robótica iniciou em 2022, tendo participado de feiras de ciências internas e externas e também alguns eventos como Rio Innovation Week, em 2023, e a 5ª Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, que ocorreu na UERJ este ano. O objetivo da participação dos nossos alunos, é o aperfeiçoamento do aprendizado de arduino, além da prática e interação com outros colégios e equipes”, diz o professor.

Segundo o professor, o aprendizado de robótica acaba desenvolvendo habilidades que impulsionam a carreira dos alunos, que colocam em prática conhecimentos técnicos e ampliam as possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho, em diversas áreas de atuação. Cael também destaca o aperfeiçoamento de capacidades como trabalho em equipe, a atenção e dedicação na programação, e o aprendizado de forma interativa, como competências que os alunos trabalham ao longo desta etapa de aprendizado.

“A participação em eventos como seminários, mostras e competições é um momento que eles podem inovar para o cumprimento da proposta, verificar acertos e erros. Encontros desse tipo proporcionam a oportunidade de demonstrar e compartilhar conhecimentos sobre diferentes aspectos da robótica, desde a programação de robôs até a automatização de processos industriais. Além disso, estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes, incentivando buscar soluções inovadoras para desafios do mundo real, e fundamental para prepará-los para desafios maiores”, diz o docente.

A etapa nacional do Fira World Cup acontecerá entre 21 e 23 de novembro, em São Luís do Maranhão.