De olho nos pesquisadores do futuro, Faetec inaugura Laboratório de Iniciação Científica Intramuros em Rio Claro

 

Este foi o 36º a laboratório da Faetec a abrir as portas para alunos do Ensino Fundamental. Ao todo, 200 unidades serão implantadas, contemplando os 92 municípios do Estado.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugurou em Rio Claro, a 36ª unidade do projeto de Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros, fruto de uma importante parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo objetivo principal é o de fomentar o interesse dos alunos de escolas públicas pelas áreas científicas a partir do Ensino Fundamental.

O projeto, que contemplará todos os 92 municípios fluminenses, implementando dois laboratórios com capacidade de atender até 35 alunos por turma, em cada cidade, conta com espaços munidos de equipamentos de última geração, preparados para que os estudantes a partir de 08 anos de idade, voltem seus olhares para a pesquisa científica, melhorando seu desempenho nas ciências, em disciplinas como química, física e biologia.

No último dia 17 de julho, Sérgio Constemplate, vice-presidente administrativo da Faetec, esteve na E.M. Prefeito Raul Fonseca Machado, onde foi recebido pela Secretária Municipal de Educação e pela diretoria da instituição, escolhida entre as 17 escolas públicas da cidade.

“É muito importante ressaltarmos que o laboratório estará disponível para todos os alunos, seja da rede pública ou privada, porque nós precisamos ter mais cientistas e pesquisadores, no Brasil. O projeto contempla dois laboratórios por município e mais algumas unidades dentro das Faetec que tenham cursos voltados para essas áreas. É necessário que a gente, em um futuro muito próximo, tenha um número maior de meninos e meninas voltados para a pesquisa”, disse Sérgio, que anunciou também um treinamento para que os professores possam usar todos os recursos dos laboratórios com mais eficiência.

Professora de Ciências, Patrícia Moura falou sobre a importância do laboratório para as aulas no segundo semestre.

“Como foi dito aqui, este é um ganho não só para a escola, mas para o nosso município, pois nossos alunos poderão ter experiências na prática sobre o que estamos ensinando na sala de aula. A chegada do laboratório, inclusive, vai despertar naqueles alunos menos interessados em Ciências, um outro olhar. Aumentando, acredito eu, o rendimento deles. Desde que soubemos da implantação do espaço aqui na escola, já começamos a pensar em projetos para aproveitá-lo da melhor maneira”, comentou a docente que adiantou a ideia de trabalhar os elementos da tabela periódica com os alunos já no retorno às aulas.

Ansiosos pelo retorno às salas de aula após a inauguração do Laboratório Científico, os alunos Luca Barbosa e Otávio Freitas, ambos do 9º ano, comemoraram a possibilidade de poder usar o espaço nas aulas de ciências.

“Estou muito feliz e empolgado para poder começar a ter aulas no espaço. Durante a construção, nós ficávamos observando e imaginando as experiências que poderíamos fazer. Já sugeri um projeto baseado em um vídeo que assisti sobre os elementos da tabela periódica, que foi aprovado pela professora e agora poderá ser colocado em prática. Para mim, que amo ciências, e para todos os alunos, será maravilhoso”, disse Lucas, apoiado pelo colega de turma Otávio. “ O mundo é tecnológico, e é bem legal ter a oportunidade de experimentar mais a Ciência dentro do nosso ambiente escolar, algo importante para nós, alunos, e para o município também. Eu pretendo ser professor nesta área, então vou aproveitar bastante”, disse o jovem de 14 anos.