Projeto dos alunos da ETE Henrique Lage é selecionado para a Mostratec 2024
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 19 Setembro 2024 14:48
Estudantes da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, polo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Niterói, foram selecionados para a edição de 2024 da considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec. Intitulado “Caixa inteligente para separar e armazenar resistores”, o projeto foi criado pelos alunos do 3º ano do curso Técnico em Eletrônica, João Lucas Alves Mesquita e Miguel Siqueira Paz Teixeira, e será apresentado de 21 a 25 de outubro, em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
“Para mim, poder ter a oportunidade de criar o meu próprio projeto nascido de minhas ideias foi algo incrível e ver o quão longe estou conseguindo ir com ele é muito gratificante. Apesar disso, a Mostratec nunca foi nosso foco, sempre visamos apenas concluir nosso projeto da melhor maneira possível, e assim como nosso orientador sempre diz: ‘participar dessas feiras é só o resultado, não o objetivo', mas perceber que nosso resultado alcançou esse nível é muito recompensador”, destacou um dos idealizadores do projeto, o aluno João Lucas Alves Mesquita.
Com o objetivo de otimizar o estudo e as práticas em sala de aula, o projeto prevê automatizar o processo de separação e o armazenamento de resistores - que são um dos principais componentes para a construção de circuitos eletrônicos – os alunos criaram um equipamento em forma de caixa, com diversos compartimentos que identifica a resistência presente no componente e aponta o local exato onde deve ser guardado.
A caixa é capaz de organizá-los a partir do momento que irá ler o seu valor e apontar o local exato do compartimento onde será guardado, sem a necessidade de ficar olhando seu código de cores, assim otimizando o tempo de trabalho. Ela funciona como um organizador de resistores que suprirá toda a necessidade de separar e encontrar um local para armazenar tais componentes sem nenhuma dificuldade.
O projeto contempla ainda a acessibilidade de alunos com problemas e deficiências visuais, como baixa visão, daltonismo ou miopia, facilitando o manejo dos resistores de forma correta e eficiente no dia a dia das aulas em laboratório. Foram realizados testes com alunos do 1º e 2º ano do curso Técnico em Eletrônica para deixar o projeto mais acessível para todos.
Há anos, os alunos da ETE Henrique Lage vêm se destacando com projetos e premiações. Em agosto deste ano, os estudantes participaram do maior evento de inovação da América Latina, a Rio Innovation Week, apresentando seu projeto “Caixa inteligente para separar e armazenar resistores”. O orientador do Técnico em Eletrônica, Altair Martins, comemora mais um projeto sendo selecionado para a Mostratec.
“Participar da Mostratec é muito importante porque é uma feira internacional, que em geral participam todos os estados do Brasil e mais de 20 países do mundo inteiro. E você faz um projeto dentro de uma escola pública e ele ser classificado entre os melhores projetos do país e do mundo para a gente é muito importante. Além de mudar a vida do estudante, eles começam a ter uma outra visão, uma outra responsabilidade, eles têm que ir até lá, passar por avaliadores, têm contato com pessoas do mundo inteiro, então isso abre muito a cabeça deles para esses novos horizontes”, revelou o orientador Altair Martins.