Professor da Faetec desenvolve Inteligência Artificial para aprimorar o ensino de programação
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 19 Setembro 2024 17:22
Gustavo Guanabara, docente do curso Técnico em Informática para Internet na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, em Marechal Hermes, desenvolveu uma solução inovadora voltada ao ensino de programação. A unidade, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está testando a tecnologia com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado e do curso subsequente.
Batizada de GePeTo (Guia de Ensino de Programação e Treinamento On-line), a IA inicialmente foi programada para corrigir códigos simples em HTML5 e CSS3 — tecnologias base do curso. Entre suas funcionalidades, a GePeTo corrige erros de código, explica conceitos com exemplos práticos, propõe desafios de programação e até gera simulados de múltipla escolha com correção automática.
A ideia surgiu quando o professor passou a explorar o treinamento de Inteligências Artificiais para atuar de acordo com perfis pré-definidos e conteúdos personalizados. “Essa iniciativa reflete um momento de transformação no Ensino Técnico, onde o uso de IA pode oferecer um apoio valioso para professores e alunos, facilitando o aprendizado e a prática de programação”, destacou o professor.