Professor da Faetec desenvolve Inteligência Artificial para aprimorar o ensino de programação

Gustavo Guanabara, docente do curso Técnico em Informática para Internet na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, em Marechal Hermes, desenvolveu uma solução inovadora voltada ao ensino de programação. A unidade, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está testando a tecnologia com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado e do curso subsequente.

Batizada de GePeTo (Guia de Ensino de Programação e Treinamento On-line), a IA inicialmente foi programada para corrigir códigos simples em HTML5 e CSS3 — tecnologias base do curso. Entre suas funcionalidades, a GePeTo corrige erros de código, explica conceitos com exemplos práticos, propõe desafios de programação e até gera simulados de múltipla escolha com correção automática.

A ideia surgiu quando o professor passou a explorar o treinamento de Inteligências Artificiais para atuar de acordo com perfis pré-definidos e conteúdos personalizados. “Essa iniciativa reflete um momento de transformação no Ensino Técnico, onde o uso de IA pode oferecer um apoio valioso para professores e alunos, facilitando o aprendizado e a prática de programação”, destacou o professor.