Governo do Estado autoriza início das obras do novo polo do Caep Favo de Mel, unidade da Faetec voltada para a profissionalização de pessoas com deficiência intelectual e autismo
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 14 Outubro 2024 13:28
A nova instalação, que fica no Campus de Quintino da Faetec, vai atender 120 alunos
Nesta sexta-feira (11/10), o Governo do Estado autorizou o início das obras da Pedra Fundamental, uma nova instalação da Faetec onde vai funcionar o Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel. A cerimônia de lançamento aconteceu no campus de Quintino, com a presença do governador do Estado, Cláudio Castro; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; e a presidente da Faetec, Caroline Alves.
O governador Cláudio Castro destacou a importância da inclusão e da educação profissionalizante, afirmando que: “isso aqui é um sonho e é com muita felicidade que a gente dá início às obras. É importante prestarmos atenção em todas as pessoas, tivemos muitos avanços para as pessoas com deficiência e me sinto honrado em saber que no futuro faremos a diferença. A Faetec deixou de ser um órgão político e passou a ser um local que faz a verdadeira política pública, que é atender aquilo que o povo realmente precisa”, destaca Cláudio Castro.
Com um investimento de R$ 8 milhões e previsão de entrega em 12 meses. A nova unidade terá três salas de aulas, uma sala multiuso, sete laboratórios, refeitório, área coberta para recreação, rampas de acessibilidade e um auditório com capacidade para 100 pessoas.
O secretário da pasta, Anderson Moraes, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Faetec e Governo do Estado: “esse novo centro profissionalizante com certeza vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, é uma grande honra poder estar aqui e tenho certeza que iremos trabalhar para entregar o máximo de unidades da Favo de Mel no Estado do Rio”, contou o Secretário.
O Caep Favo de Mel é referência quando se fala em inclusão, oferecendo formação profissional em auxiliar de cabeleireiro, de escritório, garçom e de cozinha, promovendo a inserção de pessoas com deficiência intelectual e autismo no mercado de trabalho. Como resultado das ações realizadas, a unidade recebeu, no último ano, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, que reconhece entidades cujo trabalho se destaca na defesa e promoção da educação no Brasil.
Para a presidente da Faetec, Caroline Alves, “este dia é um marco na história da nossa instituição. É uma entrega muito esperada e agradeço a todos os colaboradores e servidores que sabem da importância do trabalho que estamos fazendo nessa gestão. Foram dez anos sem abrir novas vagas para a Favo de Mel e, desde o ano passado, abrimos mais de 50. O início dessa obra é um grande passo para um futuro mais inclusivo, uma escola com acessibilidade e inclusão”, destacou.
Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes ainda a primeira-dama do Estado, Analine Castro; a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; a subsecretária de Políticas Inclusivas, Bianca Pacheco; a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça; o presidente da Fundação Cecierj, Ricardo Piquet; e a Embaixadora do CAEP Favo de Mel, Selminha Sorriso; entre outras autoridades.
Emocionada, a diretora do Polo, professora Márcia Macedo, declarou: “eu agradeço muito o carinho e a parceria com a Caroline, sempre nos olhou atentamente, obrigada ao governador por dar início a esse sonho, que essa primeira sirva de modelo para tantas outras que virão”.