Faetec Bangu forma alunos em mais de dez cursos profissionalizantes

Mais de cem alunos de 11 cursos de Qualificação Profissional oferecidos na unidade em Bangu da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) agora estão preparados para o mercado de trabalho. Para marcar esse momento especial, os alunos tiveram sua formatura realizada na última semana, na Zona Oeste do Rio.

Compondo a mesa solene, o subsecretário Sérgio Costenplat, representando a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; a coronel Sheyla Fernandes, da Força Aérea Brasileira; a diretora do polo, Helena Tavares; e outros parceiros da Faetec Bangu.

A Aline Carvalho de Souza, de 39 anos, se formou no curso de Qualificação Profissional em Cuidador de Idoso. A Terceira Sargento do Exército contou que vai aplicar o que aprendeu no curso em um anexo do quartel.

"O curso agregou muito conhecimento e vai me ajudar bastante. Vou usar o que aprendi no quartel, em um projeto que pretende multiplicar esse conhecimento para outras pessoas. Isso é muito importante, porque muitas pessoas na minha turma vão usar esse aprendizado tanto para o trabalho quanto para cuidar de familiares. Cursos gratuitos como os da Faetec oferecem uma oportunidade única de transformação, principalmente para pessoas de baixa renda. Recomendo com certeza”, declarou.

Também chamados cursos de Formação Inicial e Continuada, a duração dos cursos foi de seis meses e, apenas para o segundo semestre deste ano, a Faetec Bangu disponibilizou mais de 400 vagas para áreas como Assistente Administrativo e de Recursos Humanos; Operador de Computador; Cozinheiro; Inglês; Organizador de Eventos e outros.

Thales de Gonçalves Rodrigues concluiu o curso de Organizador de Eventos, mesmo não sendo sua primeira escolha, e se diz satisfeito com os resultados.

"No começo, eu estava em dúvida, mas me identifiquei ao longo do curso, especialmente por incluir conteúdos sobre segurança do trabalho, que é uma área relacionada ao meu trabalho como bombeiro. Fiz até uma palestra na prova final, gostei bastante da experiência e sei que vou usar esse conhecimento em eventos futuros. Além disso, os professores foram muito dedicados, esclarecendo todas as dúvidas e proporcionando uma formação de altíssima qualidade. A Faetec é um espaço incrível de aprendizado”, contou o bombeiro de 22 anos.

Os cursos de profissionalizantes possuem potencial transformador, uma vez que oferecem oportunidades de inclusão no mercado de trabalho por meio da capacitação e desenvolvimento de habilidades específicas e necessárias a cada área. Para muitas famílias, essa qualificação representa um caminho para romper ciclos de dificuldades financeiras e alcançar estabilidade, além de abrir portas para profissões que promovem crescimento pessoal e impacto social.

Luís Felipe de Souza Machado, de 21 anos, concluiu o curso de Operador de Computador na Faetec de Bangu, unidade onde também atua como funcionário.

"A Faetec foi essencial para minha formação. Decidi me inscrever no curso e não me arrependi. Foi um primeiro passo para seguir na área de informática, e já penso em fazer outros cursos, como o de energia solar. A estrutura e os professores são excelentes. Minha mensagem para os jovens que ainda não estão estudando é: inscrevam-se! Os cursos da Faetec podem transformar vidas. A unidade de Bangu é incrível, e eu recomendo muito”, concluiu Luís Felipe.