Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch realiza evento de sustentabilidade e arte
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 20 Dezembro 2024 15:32
Com o objetivo de incentivar os jovens na promoção de ações sustentáveis, a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), localizada em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, realiza desde o início do mês de dezembro, o evento MUDA, no Morro da Providência. Idealizado pelas alunas do curso Técnico em Eventos, por meio do Laboratório Ventura Produções, o encontro envolveu os coletivos do Morro da Providência e contou com diversas ações socioambientais. O MUDA começou no dia 6 de dezembro, e se encerra neste fim de semana.
Nesta sexta-feira (20) e sábado (21), o Casarão Cultural João de Alabá, parceiro do evento, irá organizar uma feira de economia solidária e uma edição especial do Cine Jardim com filmes sobre meio ambiente. Além de uma roda de samba com o grupo Pede Teresa, peça teatral e show com a DJ Bieta. O centro cultural fica localizado na rua Camerino, s/n, na Gamboa, Zona Portuária do Rio.
“Dialogar com a comunidade e conectar os talentos que já existem na região são o propósito deste evento e a maior experiência profissional para essas jovens mulheres que estão se formando na área da produção cultural e dos eventos. A força deste projeto está na coletividade”, afirmou a coordenadora do curso e professora orientadora, Kelly Santos.
A programação incluiu ainda uma variedade de atividades interativas, como slam e oficinas de grafite, além de intervenções no Colégio Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker e um mutirão para coleta de lixo e revitalização da floresta Java, localizada na entrada do Morro da Providência.
“O MUDA é um evento que nasceu com o objetivo de mostrar como as práticas sustentáveis podem ser mais acessíveis e necessárias do que muita gente pensa”, destacou a aluna do curso Técnico em Eventos e produtora do evento, Ana Maria Machado.
O evento MUDA contou também com visitas ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), exposições a céu aberto e duas vivências na comunidade com um roteiro turístico elaborado em parceria com a Galeria Providência.
“O Morro da Providência carrega em cada canto sua história de resistência e transformação. É muito mais que um lugar, é um símbolo de nossas raízes e da luta por cidadania e direitos sociais”, complementou a aluna e designer do projeto, Maria Alice Navarro.
MUDA
Sexta-feira (20) - 10h às 20h30
Abertura da exposição: O Jardim Secreto do Valongo
Roda de Samba com Pede Teresa
Teatro: Libertador de Abdias do Nascimento
Sábado (21) - 10h às 20h30
Cineclube Cine Jardim
DJ Bieta
1ª Feira Afro do Valonguinho
Teatro: Libertador de Abdias do Nascimento
Exposição: O Jardim Secreto do Valongo