Alunos da ETE Helber Vignoli Muniz realizam visitas técnicas a patrimônios históricos e científicos

Alunos da Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz, unidade da Fundação de Apoio è Escola Técnica (Faetec) em Saquarema, participaram de visitas técnicas que enriqueceram sua formação acadêmica com experiências práticas e imersivas em locais históricos e científicos de grande relevância.

Estudantes dos cursos Técnicos em Edificações, Hospedagem e Meio Ambiente tiveram a oportunidade de explorar o Centro Histórico do Rio de Janeiro. Guiados pela Equipe de Linguagens da unidade, os alunos visitaram locais como o Centro Cultural Banco do Brasil, a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura. Durante o passeio, os estudantes mergulharam na história, arte e arquitetura que definem a cidade, conectando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a realidade do patrimônio cultural carioca.

Em outra visita, os alunos dos cursos de Técnico em Hospedagem e Meio Ambiente viajaram até Petrópolis, a histórica cidade imperial, para uma imersão no legado do Segundo Reinado. Sob a orientação das professoras Belkiss Lemos e FranciDéa Freitas, os alunos puderam explorar marcos históricos da cidade e compreender, de forma prática, a importância de Petrópolis como centro político e cultural do Brasil Imperial. Durante a visita ao Palácio Imperial, à Catedral de São Pedro de Alcântara e a outros pontos turísticos, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o impacto da monarquia na sociedade brasileira.

"As visitas técnicas proporcionam aos alunos a oportunidade de vivenciar de forma prática e imersiva o que aprendem em sala de aula. A experiência em locais históricos e científicos amplia o conhecimento deles e fortalece a conexão com a realidade do nosso patrimônio cultural e científico”, ressalta a professora da unidade, Crystiane Ribas.

A última visita do mês foi à Fiocruz-Manguinhos, uma das mais importantes instituições de pesquisa científica do Brasil. A turma de Meio Ambiente teve a oportunidade de explorar espaços como a Tenda da Ciência, a Pirâmide e outros centros de pesquisa, sob a orientação dos professores Crystiane Ribas e Amilcar Brum. A visita ampliou a compreensão dos alunos sobre biologia, preservação ambiental e as principais pesquisas científicas realizadas pela instituição. Além de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Projeto Final e Biologia, a experiência estimulou a reflexão sobre o impacto das pesquisas científicas na preservação do meio ambiente.

Essas visitas técnicas reforçam o compromisso da ETEHVM e da Faetec com uma educação profissional de excelência, proporcionando aos alunos vivências que não apenas enriquecem sua formação acadêmica, mas também ampliam seus horizontes profissionais.