Curso Técnico em Guia de Turismo da Faetec Ipanema leva alunos ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Aunos dos cursos de Qualificação Profissional em Condutor de Ecoturismo e Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais, da Faetec Ipanema, participaram de uma enriquecedora visita técnica ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Considerado um dos mais importantes centros de conservação ambiental e pesquisa botânica do Brasil, o Jardim Botânico é um patrimônio cultural, histórico e natural reconhecido mundialmente.

A Atividade aconteceu em novembro, com orientação dos professores Marcelo Tesserolli e Cecilia Bastos. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, de forma direta, as teorias relacionadas à biodiversidade, preservação ambiental e turismo sustentável. Localizado em uma das áreas verdes mais icônicas da cidade, o Jardim Botânico oferece uma experiência única para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“O Jardim Botânico foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1992, um reconhecimento internacional de sua importância para a preservação da biodiversidade global. O espaço é um verdadeiro centro de lazer, aprendizado e história, e se tornou um destino essencial para turistas, pesquisadores e todos que apreciam a natureza”, destacou o professor Marcelo Tesserolli.

Durante a visita, os alunos exploraram a rica flora local e participaram de discussões sobre temas como conservação ambiental e o papel do turismo na preservação de espaços naturais. A atividade também proporcionou uma análise aprofundada sobre a relação entre cultura, turismo e meio ambiente.

“A visita reforça o compromisso da Faetec com a formação integral de nossos alunos, capacitando-os para atuar de forma responsável e sustentável no setor de turismo”, afirmou a professora Cecilia Bastos.

Com essa experiência, os estudantes puderam fortalecer sua compreensão sobre a importância de práticas eco turísticas conscientes e o impacto positivo que o turismo bem estruturado pode ter na preservação de ecossistemas.