Fim de ano do projeto Multiplicadores tem visita guiada ao Palácio do Catete e ao Museu da República
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 27 Dezembro 2024 18:38
Alunos Multiplicadores, da ETE República, encerram o período letivo celebrando o bom desempenho nos projetos desenvolvidos pelo grupo e participando da jornada de novos talentos da Faperj
O encerramento do ano letivo na Escola Técnica Estadual República foi também sinônimo de missão cumprida para os alunos que fazem parte do projeto Multiplicadores, que funciona desde 2019 na escola. E nada melhor do que uma visita guiada ao Palácio do Catete e ao Museu da República, dois espaços onde a história e a política do Brasil têm seus registros mais marcantes. Acompanhados pelas estagiárias do curso de Jogos Digitais, a equipe do Centro de Memória e algumas turmas da ETER, os estudantes tiveram a oportunidade de, in loco, ter uma verdadeira aula de História, seguidos de perto por inspetores e professores.
Esta não foi a única atividade realizada pelo grupo de estudantes do projeto que, desde o seu início, já recebeu cerca de 90 jovens como objetivo de multiplicar conhecimento como forma de auxílio a quem tem mais dificuldade em alguma disciplina. Por conta da iniciativa do inspetor Jessé Félix, o grupo vem obtendo resultados cada vez melhores, o que levou o projeto a receber o Prêmio Paulo Freire na categoria Experiência Pedagógica no Ensino Médio, Pós Médio e Técnico.
Desde agosto de 2022, o projeto está inscrito no Programa Jovens Talentos da Faperj com alunos bolsistas atuando na unidade escolar, desenvolvendo atividades como gincanas, grupos de estudos e materiais produzidos em vídeo que possibilitam que estudantes possam, de forma online, fixar melhor o conteúdo aprendido em sala de aula. No início de dezembro, os Multiplicadores participaram, junto com o Centro de Memória da ETE República e o Núcleo de Ensino de Línguas, da Jornada de Jovens talentos da Fundação, apresentando o projeto no Horto do Museu Nacional.
Encerrando o ano com chave de ouro, atuais e antigos integrantes do projeto se reuniram para uma confraternização. Na celebração, a equipe Adventures Studios, formada por alunos dos cursos Técnicos de Programação de Jogos Digitais e Informática recebeu a premiação com a medalha de bronze pela participação na Olimpíada de Empreendedorismo com o jogo “Fighting Space Trash” em que representaram a ETER.