Unidade da Faetec em Saquarema aprova 40 alunos em universidades federais
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 06 Março 2025 12:21
Não é novidade que o ensino oferecido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, é referência quando o assunto é educação pública de qualidade. Uma das provas disso é que 40 ex-alunos da Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz, em Saquarema, foram aprovados em universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU.
Todos os alunos obtiveram notas entre 820 e 960 na redação do Enem, garantindo aprovação em cursos como engenharia mecânica e agrônoma; jornalismo; arquitetura e urbanismo; direito; publicidade e propaganda; ciências sociais, e outros. Os recém formados na Faetec agora vão estudar na UFF, IFRJ, UFRRJ, UFRN e UNIRIO.
O Hugo Lima, de 18 anos, tirou 960 na redação do Enem, que foi a maior nota entre os alunos da ETEHVM. Ele se formou na Faetec como técnico em meio ambiente e foi aprovado para cursar medicina veterinária. Ele conta que a Faetec o ajudou a dar o primeiro passo em busca da realização do seu grande sonho de construir uma carreira como médico veterinário.
“Estudar na Faetec sempre me ajudou pela qualidade de ensino e estrutura que a unidade foi capaz de me proporcionar. O terceiro ano foi muito ligado ao Enem, tendo aulas como a de produção oral e escrita, que me possibilitaram alcançar um ótimo desempenho. Além de todos os esforços dos professores, que levavam para as aulas exercícios relacionados e focados nos conteúdos mais cobrados na prova. Nunca faltou incentivo dos funcionários da escola e nem da minha família, só tenho a agradecer a todos eles”, declarou o calouro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Incentivados pelo professor de matemática Carlos Henrique, docentes da escola se uniram para a criação de um projeto que oferece aulas focadas no Enem, semanas antes do exame. A Eduarda Cavalcante, que também se formou no Técnico em meio ambiente, foi aprovada para cursar psicologia na Universidade Federal Fluminense e contou que as aulas do projeto foram essenciais para a sua aprovação.
Para ela, “esse projeto é magnífico. Todos os professores que disponibilizam seu tempo para participar e ajudar os alunos são anjos na Terra. Acho que sem o projeto eu não teria ido tão bem. Minha nota na redação (920) é uma menção honrosa a professora Lycia, de português. Ela é apaixonada pelo que faz e ajudou os alunos como uma mãe, muitas vezes remanejando as aulas para que pudesse atender a todos e garantir que todos se saíssem bem. Sou muito grata por toda ajuda que os professores me deram”, concluiu a estudante de 18 anos.