Aula inaugural da Faetec/Quintino tem apresentação da peça O Casamento Suspeitoso de Ariano Suassuna
- Detalhes
- Publicado em Terça, 05 Agosto 2025 19:25
Boas-vindas com arte. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu nesta terça-feira (5/8), uma aula inaugural para receber os alunos da nova rodada de cursos profissionalizantes, apresentando a peça “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna, no auditório do Teatro Abdias Nascimento, em Quintino.
O coordenador da Escola de Teatro, Marco Aurélio, recebeu os alunos da unidade e falou sobre os cursos oferecidos pela Rede, o sistema de avaliação, as regras que constam no manual do aluno, além de abordar questões como convivência na comunidade escolar, e a importância de quesitos como frequência e proatividade no decorrer dos cursos. “É fantástica a pluralidade da Faetec. A gente tem Artes, Esportes, Tecnologia, ensino Fundamental, Superior etc. São cursos para todas as idades, inclusive para a terceira idade que buscam se reinserir no mercado de trabalho. Maravilhoso ver que o ciclo de coisas boas se perpetua aqui”, afirma Marco Aurélio.
Presente à aula inaugural, a aposentada Sônia Cistina, de 67 anos, está animadíssima para começar o curso de espanhol na Escola de Idiomas. “Sempre tive vontade de cursar, porque gosto de aprender coisas novas e também para ocupar o tempo. Já fiz curso de cozinheira e de confeiteira aqui na Hotelaria e amo preparar gostosuras pros meus filhos e minha netinha Laura. Depois do espanhol quero fazer outros, porque a Faetec tem muitos cursos excelentes”, diz a moradora de Irajá.
O militar Rodrigo Coelho, de 40 anos, vai iniciar o curso de Injeção Eletrônica como mais uma opção profissional com o diferencial de excelência na qualificação. “Adoro a Faetec. Aprendi conteúdos no curso de refrigeração muito melhores do que em alguns cursos caríssimos que existem por aí. Os professores são ótimos e muito atenciosos com os alunos”, afirma Rodrigo.
Rodrigo e todos os novos estudantes se divertiram com a apresentação da peça “Um Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna, com adaptação e direção de Patricia Alencar, representada pelos alunos do curso de Interpretação Teatral. “Esse texto é uma comédia de costumes e a ideia é levar o espetáculo a outros locais. E como vimos aqui hoje, é tocante essa conexão da arte do elenco e equipe com a plateia. Os que estão chegando vão traçar também esse caminho”, explica Patrícia.
“Um Casamento Suspeitoso” tem figurino de Kelly Richter, cenário de Evandro nascimento, preparação vocal de Ana Lúcia Barbosa e orientação teórica de Luiz Ernesto Fraga.