Unidade Faetec em Santo Antônio de Pádua inaugura Laboratório Pedagógico

Espaço foi criado para desenvolver jogos pedagógicos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

A manutenção e aprimoramento de práticas pedagógicas que possam auxiliar o processo de aprendizado de criança e jovens, foi a principal motivação para que Rosimeri Noronha Cosendey, supervisora educacional da unidade Faetec Santo Antônio de Pádua, levasse adiante a construção de um espaço que abrigasse toda a criação e funcionasse como uma hub para desenvolvimento de jogos pedagógicos.

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tenologia e Inovação, a unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica inaugurou o Laboratório Pedagógico, espaço idealizado pela direção e professores do curso de pedagogia, cuja ideia principal é montar um acervo de material de apoio que facilite o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, tema que já vinha sendo discutido durante as abordagens de disciplinas de Fundamentos.

“Percebemos que através dos jogos, os conteúdos abordados em sala de aula poderiam se tornar mais significativos para os alunos, já que estes experimentos são por meio de vivências reais. A partir disso, nasceu a ideia de criar um espaço para que toda a comunidade interna e externa pudesse utilizar esse material como um recurso didático da sala de aula”, diz Eva Chiapini, gestora da unidade.


Estagiários e professores do curso de Pedagogia trabalharam juntos na confecção de jogos lúdicos que visam despertar o interesse das crianças e jovens em aprender de forma dinâmica.

Alexandre Valle, presidente da Faetec, exaltou a iniciativa da unidade.

“Nosso maior compromisso é o de construir uma base sólida para a educação dessas crianças e jovens, mantendo a Faetec em um patamar de excelência, não só na qualidade da formação técnica e profissional, mas também produzindo um material rico que auxilie os educadores na difícil tarefa de ensinar. Este laboratório vai contribuir, e muito, para a formação desses futuros profissionais que em breve estarão em sala de aula, introduzindo um material lúdico que possibilitará um aprendizado consistente ao aluno”, comenta.