Alunos da Faetec conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 10 Setembro 2025 12:30
Estudantes da ETE Henrique Lage e Visconde de Mauá foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na 19ª OBMEP, em níveis nacional e regional
Alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá, unidades da Faetec vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ), conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Considerada a maior competição de matemática do Brasil, a olimpíada é realizada em duas fases, uma prova objetiva e outra discursiva, e premia alunos, professores e escolas que se destacam pelo desempenho acadêmico em âmbito nacional e regional.
Na ETE Henrique Lage, o aluno Gustavo Alves, do curso de Edificações, conquistou a medalha de bronze. Já a Escola Visconde de Mauá foi destaque com cinco premiados: Teo Araújo, com bronze nacional e prata regional; João Gabriel de Souza, que garantiu prata nacional e ouro regional; Paulo Dominick, medalha de bronze regional; Ana Ribeiro, também bronze regional; e Elisa Lucena Fernandes, que conquistou bronze regional. Além das medalhas individuais, a unidade também recebeu reconhecimento pelo melhor desempenho em seu grupo.
“Essas conquistas representam o esforço dos nossos alunos e o trabalho dos professores que os acompanham. Ver estudantes da rede Faetec alcançando esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para todos nós”, ressaltou o presidente da Faetec, Alexandre Valle.
A coordenadora da Visconde de Mauá, Jurema Campos, ressaltou o significado da vitória coletiva. “Tivemos cinco medalhistas, professores homenageados, além de a escola ter sido premiada pelo desempenho coletivo. Isso mostra o resultado de um trabalho construído ao longo dos anos”, afirmou.
Entre os estudantes premiados, Elisa Lucena Fernandes celebrou sua primeira participação na OBMEP. “Foi a minha primeira OBMEP, estudei bastante e fiquei muito feliz. Se não fossem os professores, talvez eu não tivesse ganhado. Eu tenho muito orgulho de ser aluna da Faetec”, destacou.
O desempenho dos alunos nas provas da OBMEP mostra a preparação feita em sala de aula e o envolvimento dos professores de matemática no processo. A Faetec segue ampliando a presença em competições acadêmicas nacionais e regionais.