Aluna da Faetec é campeã mundial de jiu jitsu

Rackel Costa Machado estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental República em Quintino, e  conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria infantil em competição válida pela Confederação Brasileira de jiu jitsu desportivo

 A determinação e dedicação aos estudos de Rackel Costa Machado vão muito além das disciplinas da grade curricular aprendidas diariamente nas aulas da EEEF República. Aluna do 7º ano,  a adolescente que sonha em ser atleta profissional e militar,  consagrou-se campeã mundial na categoria 12 anos durante a competição promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo realizada no último domingo (28/09), na Barra da Tijuca. Para celebrar a vitória, Rackel subiu ao lugar mais alto do pódio ostentando a bandeira da Faetec, homenageando a instituição onde estuda.

“Eu recebo muito apoio, não só dos meus familiares, mas também dos meus amigos e dos professores. Tenho uma rotina muito puxada na escola pois estudo em horário integral e treino à noite. Fiz questão de empunhar a bandeira por conta de todo esse incentivo, lá é minha segunda casa”, diz a estudante que iniciou a prática do esporte há três anos e , atualmente, é líder do ranking. 

Treinada por Valter Mello, Rackel está invicta nas competições da CBJJD. O professor ressalta a dedicação e determinação da atleta aos treinos.

“Ela vem evoluindo muito no jiujitsu e ganhando competições de alto nível como esta última. Se a gente continuar assim. Rackel tem grandes chances de lutar o Mundial no ano que vem, um dos eventos mais importantes do mundo, que é realizado nos Estados Unidos”, diz Valter. 

Presidente da Faetec, Alexandre Valle exaltou a conquista da aluna. 

“A Rackel é um exemplo de determinação e dedicação rumo a um objetivo. Sabemos que não é fácil para quem quer se tornar um atleta de ponta, conciliar os estudos com a rotina de treinos, mas ela nos mostra que é possível. Tê-la como aluna é uma inspiração para nós, profissionais e também uma inspiração para seus colegas. Ficamos muito felizes com a conquista dela”, diz Valle. 

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Secti), a Fundação de Apoio à Escola Técnica é referência na formação acadêmica desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Com 28 anos de existência, a instituição conta com 126 unidades distribuídas em todo o Estado.