Faetec Santa Cruz comemora 27 anos com homenagens e apresentações culturais

Um dia marcado por emoção, homenagens e celebração. Assim foi a festa de 27 anos da  Escola Técnica Estadual Santa Cruz (ETESC), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realizada no último dia 26 de setembro. O evento reuniu alunos, servidores e a comunidade em uma programação especial.

As comemorações começaram pela manhã, com a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional, seguida de um almoço de confraternização. À tarde, a banda da Base Aérea de Santa Cruz abriu as festividades, que também contaram com homenagens a servidores que se destacaram ao longo dos anos e apresentações de alunos dos cursos de idiomas e de artes marciais.

A coordenadora da ETESC, Graça Born, destacou a importância da unidade para a região: “Gostaria de ressaltar a relevância da oferta de cursos profissionalizantes e de tantas atividades que contribuem para a qualificação profissional da população”, afirmou.

A história da Faetec Santa Cruz está diretamente ligada ao bairro imperial: o prédio da unidade ocupa o espaço onde funcionava o antigo Matadouro de Santa Cruz, hoje tombado como Patrimônio Histórico e considerado uma das sete maravilhas locais.

Para o ex-diretor da ETESC e atual coordenador de Linguagens, professor Alexandre de Moraes Sant’Ana, a trajetória da instituição reflete o papel transformador da educação pública: “Os 27 anos de existência da unidade coroam uma história que cumpre com louvor o verdadeiro propósito da educação. Numa instituição como essa, todos ganham: professores, servidores e, principalmente, os alunos”, destacou.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, também parabenizou a comunidade escolar: “São quase três décadas de excelência na Educação, fazendo a diferença na vida da comunidade e na formação de tantos cidadãos”, ressaltou.