Presidente da Faetec participa da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

No último dia 02, a presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Caroline Alves, participou da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), no teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã, na Zona Norte do Rio. O evento reuniu representantes de instituições de ensino, saúde e ciências, discutindo assuntos relacionados a desenvolvimento tecnológico.

Com o tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Rio de Janeiro Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a Conferência teve como objetivo debater o assunto com pesquisadores, gestores públicos, comunidade acadêmica, empresários, entidades de classe e sociedade civil.

Começando a programação, a presidente da Faetec, Caroline Alves, mediou a Mesa Redonda sobre o tema “Mulheres na Ciência”. Com uma mesa composta somente por mulheres, o debate contou com a presença da Reitora da Uerj, Gulnar Azevedo; da Reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Rosana Rodrigues; da Presidente da Academia Nacional de Medicina, Eliete Bouskela; representando a Profª Helena Nader, a Presidente da Academia Brasileira de Ciências, Débora Foguel; e da Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal, Soraya Santos.

Durante todo o período da manhã, foram apresentados diversos dados e análises sobre a importância da mulher na sociedade, além da valorização da educação e da ciência para a expansão e mais oportunidade para as mulheres.

“Estou muito emocionada e feliz. Quero agradecer ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo, por proporcionar isso. Eu estou ao lado da Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Soraya Santos, que vem desenvolvendo a igualdade dentro de todos os estados do nosso país, além de estar ao lado de tantas mulheres cientistas renomadas debatendo inovação. Tudo isso é extremamente importante”, destaca a presidente da Faetec e mediadora da mesa redonda, Caroline Alves.

Durante todo o dia, a 5ª Conferência contou com mesas redondas, painéis e atividades variadas. A programação abordou as aplicações da tecnologia na área da saúde, os desafios da qualidade de vida nas cidades e na sociedade. No final da tarde, a presidente da Faetec participou da Mesa Redonda sobre o ecossistema de inovação do Estado do Rio.

O debate contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto; do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Jerson Lima; da Reitora da UERJ, Gulnar Azevedo; Reitora da UENF, Rosana Rodrigues e do Presidente Interino da Fundação CECIERJ, Gerson Oliveira.

Além das mesas redondas, alunos da Faetec também estiveram presentes, nos dois dias de conferência, para apresentar ao público projetor tecnológicos desenvolvidos em sala de aula. Algumas das criações apresentadas foram games de corrida por led, robôs inteligentes e recursos tecnológicos para a Coleta Seletiva.

Foram selecionados cinco projetos da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, localizada no bairro do Maracanã, na Zona Norte do Rio. Os projetos contam com a coordenação do professor de Física, César Bastos, e prevê uma série de inovações, como o game “Corrida de Leds”, onde mistura Arte Cinética, game e competições de corrida com dois jogadores - um contra o outro - que promove diversão e entretenimento para os usuários.

Já os alunos da Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira, no município de Volta Redonda, no Sul Fluminense, também estiveram presentes ao evento, orientados pelo professor Cael Scherpel Pires. As propostas dos projetos envolveram ciências, coleta seletiva e oficinas de robótica. Além disso, foram utilizados oito robôs para demonstração e prática.