Faetec participa da 6ª Feira de Oportunidades em Campos com stand e professor palestrante



A 6ª Feira de Oportunidades, maior feira de estágios e empregos do interior do estado do Rio de Janeiro, aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, no Instituto Federal Fluminense, com stands de mais de 60 empresas e a participação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Fatec). Além de participar como organizadora, a instituição levou apresentação musical de sua banda, stand próprio e uma palestra sobre “Postura Profissional: O grande diferencial para uma carreira de sucesso”.

O palestrante Edward Linhares Junior, que é técnico especialista da Faetec em Campos, comentou de temas como comunicação, feedback, relacionamento e proatividade, e como a postura profissional no ambiente de trabalho é também importante na vida social, pois todos estão sendo observados o tempo inteiro.

“Essas atitudes que são voltadas ao comportamento, na verdade são tão importantes como as habilidades técnicas. Ter esse tipo de palestra, essa oportunidade numa feira como essa é muito importante. Abordei isso na palestra, capacitação. Só tive essa oportunidade aqui na feira por estar preparado para quando a chance surgir. E a capacitação é o ponto crucial. A Faetec vem para somar na capacitação da região e estarmos representando a Faetec mostra que a gente está oferecendo esse serviço de qualidade ao mercado. Esperamos que todos os alunos aproveitem bem essa oportunidade”, enfatizou Edward Linhares.

Para José Wilson, vice-presidente educacional da Faetec, a feira é um evento perfeito para fazer a dinâmica correta da interação entre o mercado de trabalho e a produção de mão de obra.

“Aqui tem representantes de grandes empresas, principalmente na área de gás e petróleo, além das instituições de educação. De um lado tem a demanda pelas competências e do outro os que geram as competências. No meio, temos a população, onde nós da Faetec conseguimos inserir e desenvolver as principais competências, nos jovens sobretudo, mas não é exclusivo para eles, mas os jovens são o público predominante na feira. É muito importante para Faetec estar aqui participando”, frisou o gestor.

Na visão de Wilson, para Faetec a feira é uma grande oportunidade e por isso, desde o ano passado, tem uma participação maior no evento.

“Agora também estamos na organização e isso é por conta do reconhecimento, de termos várias unidades na região e pela nossa relevância para sociedade de Campos. Aqui na região, a Faetec atende desde a creche até a graduação, então nosso papel aqui é enorme para formação da população para o mercado de trabalho, além do desenvolvimento do ciclo educacional. Trouxemos ao evento a contundência que a Faetec tem, com toda sua potencialidade para região”, completou o vice-presidente.



A 6ª Feira de Oportunidades é uma realização do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Prefeitura de Campos, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Faetec e Sest/Senat. O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), professor Jefferson Manhães de Azevedo, anfitrião do evento, comentou da satisfação de sediar o evento e do papel da Faetec para a sociedade campista.

“A Faetec é parceira desde o primeiro momento construindo essa grande feira, com compromisso com seus estudantes, por ser uma instituição do estado do Rio que tenta construir um futuro melhor para as pessoas oferecendo uma educação de qualidade. Ter a Faetec aqui, junto com IFF e as outras universidades, é muito importante pois mostra que, juntos, a gente consegue enfrentar os desafios que o estado e nosso país tem. É muito bom como educador estar promovendo junto com parceiros esse conjunto de oportunidades. Quando temos juventude competente e profissionais competentes, temos um Brasil competente”, concluiu Azevedo.