ETE Santa Cruz promove apresentações de trabalhos acadêmicos

Estimulando o desenvolvimento de pesquisas e a integração entre alunos, a Escola Técnica Estadual Santa Cruz, unidade administrada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), organizou o EPA - Escola de Portas Abertas. Para o evento, todas as turmas de Ensino Médio Técnico elaboraram trabalhos teóricos e práticos e apresentaram para a comunidade escolar.

A unidade oferece cursos Técnicos em Segurança do Trabalho; Enfermagem; Informática; Administração; Eletromecânica; e Química. Ao todo, 26 turmas estiveram envolvidas no evento, que foi aberto ao público. Alguns dos trabalhos de pesquisa apresentados abordaram a composição e consequência do uso de drogas; ergonomia no ambiente de trabalho; e a atuação do Técnico em Eletromecânica dentro e fora da Indústria.

Victor Hugo das Neves tem 18 anos e é aluno do 2º ano de Química. Ele apresentou um trabalho falando sobre os corantes que podem ser encontrados em alimentos. O estudante contou que escolheu o curso por ser uma área com alto índice de empregabilidade e que possibilita boas colocações no mercado, mas que acabou gostando e hoje se dedica às aulas por amor ao campo de estudo.

“O evento está sendo ótimo, é essencial eu estar aqui aprendendo, colocando em prática o que sei, ano que vem farei estágio para evoluir ainda mais. Acho muito legal saber a composição das coisas e como funciona a composição do sistema do nosso mundo. Pretendo seguir uma carreira na química e o Técnico é essencial para isso. O ensino que eu tenho vai ser fundamental, pois a Faetec é uma instituição muito boa, os professores explicam muito bem, são muito bem graduados e muito bem qualificados”, concluiu o aluno dedicado e futuro profissional.

Eventos como este desempenham um papel essencial para a formação dos alunos, pois incentivam o desenvolvimento de projetos e pesquisas acadêmicas, além de enriquecer conhecimentos e estimular a criatividade e pensamento analítico.