Governador Sergio Cabral visita CDD Barreira do Vasco

O Centro de democratização Digital (CDD) Barreira do Vasco, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), localizada em São Cristovão, na Zona Norte do Rio, recebeu, nesta sexta-feira (12/4), a visita do governador Sérgio Cabral e do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza, o Pezão. O encontro ocorreu por conta da inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Barreira do Vasco/Tuiuti, que é a 32ª UPP instalada no Estado e irá beneficiar cerca de 20 mil moradores que vivem nessas áreas.

 

Fotos: Felipe Corrêa / Faetec

Cabral: "Pezão a velocidade é muito boa!"


Após a solenidade, Cabral fez questão de conhecer a unidade da Faetec, cumprimentando funcionários e conferindo as instalações do local. Ele navegou na web em um dos computadores durante alguns minutos e atestou: “Pezão, o sinal de internet é bom. A velocidade é ótima.” Conversando sobre o público atendido pelo CDD, o governador manifestou o desejo de implantar ali um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), oferecendo, sobretudo, cursos de Idiomas.

Ainda durante a cerimônia de inauguração da UPP, Pezão destacou a importância do Ensino Técnico para a inserção de jovens no mercado de trabalho:

– Esta região vivenciará os reflexos da instalação desta UPP. A segurança nesta área, que é estratégica, atrairá ainda mais investimentos. A área portuária voltou a renascer gerando mais empregos. Por isso, temos ampliado o acesso do jovem ao Ensino Técnico para que ele se beneficie da expansão das atividades econômicas tendo a garantia de um salário digno – afirmou.

 

Governador e vice ao lado dos funcionários da Fundação



O CDD da Barreira do Vasco, inaugurado em 2008, é a 57ª unidade do Programa Faetec Digital, que já soma 89 postos funcionando. Além do acesso gratuito à internet, mais de 90 vagas são oferecidas a cada trimestre para o curso de Informática básica. Os moradores também podem realizar serviços via web, como: solicitar a marcação de perícias médicas no INSS; inscrição de cadastro para o recebimento de benefícios sociais da Previdência, como por exemplo, o auxílio maternidade; marcação de vistorias no Detran-RJ e outros.