Seplag autoriza Faetec a convocar mais 500 aprovados do concurso de 2010

 

A Comissão de Acompanhamento das Despesas de Pessoal (Coap), coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), autorizou a Faetec a convocar mais 500 aprovados do concurso de 2010. Ao todo serão 400 profissionais da área pedagógica e 100 compõem os cargos de apoio administrativo.

– A Faetec tem que continuar cumprindo sua missão de formar quadros técnicos para o setor produtivo fluminense e esses novos servidores vão contribuir para o fortalecimento da instituição – ressalta o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy.

De acordo com o cronograma, serão chamados 30 agentes administrativos de Nível Médio para início das atividades em 1º de novembro. Outros 30 iniciam em 1º de dezembro. Na sequência, a Faetec convoca 40 inspetores de alunos e 200 professores que começam a trabalhar em janeiro. E finalmente mais 200 professores em fevereiro.

– Essa é mais uma prova de que o governo tem se empenhado em valorizar os servidores de carreira da Faetec. A realização do concurso em 2010 foi um grande avanço, pois oferecemos 1.149 oportunidades, contemplando cargos da área pedagógica e administrativos. Todas as vagas apresentadas em edital foram preenchidas, e agora mais 500 entram para compor o grupo – explica o presidente da Faetec, Celso Pansera.      


Empenho do atual governo em beneficiar servidores da Fundação       

O governo Sérgio Cabral, iniciado em janeiro de 2007, contribuiu com realizações importantes às carreiras dos servidores da Faetec, além da abertura do concurso e, agora, da convocação de mais 500 aprovados. Entre elas, os aumentos que têm sido concedidos praticamente todos os anos, repondo as perdas inflacionárias e garantindo ganho real nos salários. Em junho deste ano, o reajuste foi de 8%.

 

Em 2010, os servidores foram beneficiados com a implantação do sistema de vale-transporte – uma reivindicação antiga da categoria. Outra conquista importante o adicional de qualificação no valor de R$125, equivalente a 10% do vencimento base, concedido aos agentes administrativos de Nível Médio que fazem curso Superior.

O atual governo também marcou a história da Fundação com o pagamento de aproximadamente R$30 milhões em dívidas trabalhistas deixadas por gestões anteriores.

À frente da pasta de Ciência e Tecnologia do Estado desde o início de 2013, o secretário Gustavo Tutuca, observa que os avanços também passam pela expansão da Rede, principalmente com a valorização do interior.

– A convocação de mais 500 aprovados no último concurso da Faetec, incluindo professores e pessoal de apoio, atesta a importância que o Ensino Técnico vem recebendo no Estado. Estamos investindo na expansão da Rede, principalmente para o interior, com o objetivo de levar qualificação profissional de qualidade para toda a população. Estes novos servidores são fundamentais nesta missão. Eles são muito bem-vindos e desejo que tenham muito sucesso. Eu mesmo já fui professor da Faetec e posso falar com conhecimento de causa. Trabalhar na Rede é uma grande oportunidade para qualquer docente – destaca o secretário.

Atualmente, são mais de 130 unidades de ensino pelo Estado, além dos 90 polos da Faetec Digital. Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que atualmente somam 37 implantações, deverão chegar a 50 até o fim de 2014. Seropédica e Barra Mansa são as próximas instalações previstas para este ano.