Vagas no CVT Nova Friburgo

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Nova Friburgo está com inscrições abertas, a partir de 22 de dezembro de 2008. São 452 vagas, distribuídas para os cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores na área de recepcionista hoteleiro (40), assistente de gerência hoteleira (50), operador de telemarketing (40), camareira (50), inglês para turismo (40), francês para turismo (20), espanhol para turismo (40), garçom (20), barman (40), informática básica e profissional (40), montagem e manutenção de microcomputadores (32), cozinheiro (20) e auxiliar de cozinha (20).

O formato deste CVT conta ainda  com um curso técnico em cozinha, cuja abertura de vagas está prevista para o segundo semestre de 2009, através de concurso. As inscrições vão até 10 de janeiro e o sorteio está marcado para o dia 12.

Os interessados devem se dirigir ao CVT Nova Friburgo, que fica na av. Júlio Antonio Thurler, nº 18, Olaria, Nova Friburgo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A documentação exigida são os originais da carteira de identidade ou certidão de nascimento e CPF. Com relação aos pré-requisitos, eles variam de acordo com o curso que o candidato deseja se inscrever.  Para os de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, é importante observar que a idade varia dos  12 anos aos 18, enquanto a escolaridade exige-se, no mínimo, que a pessoa esteja cursando o quinto ano do Ensino Fundamental.

A proposta de ensino do CVT prevê cursos técnicos para aqueles que possuem o Ensino Médio (subseqüente) e Formação inicial e continuada de trabalhadores.  Nesse contexto, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), se propõe a preparar profissionais comprometidos com os objetivos de desenvolvimento econômico e social da região.  

O Turismo é a vocação local porque o município de Nova Friburgo, na região Serrana do Estado, tem cerca de 200 mil habitantes e recebe mais de 400 mil visitantes/ano, que procuram a região para passeios, férias, convenções e eventos promocionais.   Além disso, a região conta com um grande número de hotéis e pousadas, tendo enorme demanda por profissionais qualificados, por exemplo, em recepção hoteleira, em serviços de quarto e de bar, e em técnicas de comando e controle de cozinhas.