Centros Vocacionais Tecnológicos de Solda e Cerâmica em Campos

Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), inaugurou no dia 6 de abril, às 16h, dois novos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), agora em Campos dos Goytacazes, na região Norte do Estado. As novas escolas de formação profissional vão atuar nas áreas de solda e cerâmica.

Os CVTs são voltados para a capacitação tecnológica da população e articulação de oportunidades concretas de inserção profissional e produtiva do trabalhador de todas as idades. Os centros vocacionais são escolas de formação profissional básica, técnica ou tecnológica, de experimentação científica, investigação da realidade e prestação de serviços especializados, tendo em vista o Arranjo Produtivo Local (APL) da região onde estão instalados.

O CVT de Solda ministrará cursos de qualificação de formação inicial em Caldeiraria, Encanador Industrial, Soldagem à Maçarico, Soldagem com Eletrodo Revestido, Soldagem Oxiacetilênica, Soldagem MIG-MAG, Soldagem TIG e Corte de Metais com Oxicorte e Plasma. Futuramente a escola também vai oferecer cursos de nível pós-médio para a formação de inspetores de solda, nas seguintes competências: Líquidos Penetrantes, Partículas magnéticas e Ultra Som. Com estes cursos profissionalizantes, a escola inicia suas atividades oferecendo conhecimento interdisciplinar para a formação de profissionais de alto nível, onde é escassa a mão de obra qualificada em solda para atender às demandas existentes em mercados como o sucroalcooleiro, de offshore, petróleo, indústria naval, termelétricas, siderúrgicas, montadoras de automóveis, estaleiros e logística, para citar alguns setores. Só a Petrobras deve abrir 3 mil vagas na área de solda até 2.013.

O CVT de Solda, abrirá mais de 800 vagas em seus cursos por ano. A escola está instalada numa área de 1.200 m², sendo 532 m² ocupados por laboratórios e oficinas especializadas.

CVT de Cerâmica, inaugurado no mesmo dia, é voltado para o treinamento e o aprimoramento de um importante mercado regional, que gera mais de 5 mil empregos diretos e 7 mil indiretos, em cerca 144 pequenas empresas, com produção mensal estimada em 70 milhões de peças de cerâmica vermelha – tijolos, telhas, blocos e lajotas entre outros – por mês e gerando um faturamento mensal de cerca de R$ 90 milhões para o município de Campos.

Este CVT tem área de 1.106 m2, dos quais 331 m2 são de laboratórios e oficinas. gera inicialmente 480 vagas, dividas entre os cursos de Manutenção e Operação de Máquinas, Metrologia, Logística, Forneiro, Materiais e Controles Básicos, Secagem e Queima de Cerâmica, Qualidade em Cerâmica e Tecnologia em Cerâmica Vermelha.  Para quem tem o nível médio a Faetec também vai oferecer em breve o curso de Técnico em Cerâmica. O principal objetivo da nova escola é entregar ao mercado da região, mão de obra altamente qualificada, que permita agregar valor aos produtos das pequenas e médias indústrias do setor, valorizando seus produtos.

Com estas duas inaugurações serão 14 CVTs implantados em diversos municípios do Estado – capital, Baixada Fluminense, regiões Serrana e Norte -, com oferta de cursos de empregabilidade em torno de 80%.