Faetec inaugura o maior Centro Vocacional Tecnológico do país em Manguinhos

Nesta sexta-feira, 29 de maio, às 9h45, na Rua Leopoldo Bulhões, 530-fundos, foi inaugurada a 15ª e a maior escola de ensino profissional do país, com capacidade para formar 2.445 alunos por ano, oferta de 17 cursos e o diferencial de ter em suas dependências uma agência avançada dos Correios e oferecer a metodologia da Cisco, para o ensino de informática, e ainda ser o primeiro a disponibilizar cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Assim será o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Correios, em Manguinhos, cujo nome é fruto da parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e os Correios, que cederam o espaço.

 

A unidade foi inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador Sérgio Cabral, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e pelo presidente da Faetec, Celso Pansera, entre outras autoridades.  O objetivo da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) com os CVTs é dar a jovens e adultos de regiões carentes do Rio de Janeiro a chance de eles estudarem, se capacitarem e buscarem um emprego.

 

Este CVT vai beneficiar uma região marcada pela violência.  O investimento na obra é de aproximadamente R$ 1,25 milhão, oriundo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Os CVTs fazem parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do ministério da mesma pasta, e tem como objetivo propiciar a formação profissional, levando em conta a vocação e os arranjos produtivos da região onde são implantados.  Até agora, o Ministério já investiu cerca de R$ 27 milhões nos CVTs do Estado.

 

O trabalho da SECT de disponibilizar ensino profissional a comunidades menos favorecidas busca suprir uma deficiência que é nacional e foi apontada pelo IBGE na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad): apenas 22% das instituições de ensino profissional são públicas. Além disso, todos os CVTs do Estado terão turmas do EJA, para ampliar a prestação de serviços à sociedade. A medida foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação.