Novos Ceteps Catumbi e Jacaré

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) entregou à população carioca, nesta segunda-feira(22/02), as reformas de duas unidades da sua rede: os centros de educação tecnológica e profissionalizante (Ceteps) Catumbi e Jacaré, no Centro e na Zona Norte doRio, respectivamente.

A primeira cerimônia ocorreu no Catumbi, por volta das 9h. O Cetep, localizado no número 87 da rua que leva o nome do bairro, teve na entrega de suas novas instalações a presença de autoridades do governo do estado, como o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o deputado estadual, Gilberto Palmares; além do presidente da própria Faetec, Celso Pansera.

Abrindo o evento, a coordenadora da unidade, Cláudia Regina Mafra, fez uma breve lembrança de sua trajetória na escola como professora de inglês, quando a instituição, ainda sem a nomenclatura de “Cetep”, integrou o Projeto Amigos da Comunidade. A atual coordenadora também aproveitou a oportunidade para homenagear publicamente as autoridades presentes, principalmente o presidente Pansera.

“Não posso deixar de referendar o sr. Celso Pansera, presidente da Faetec, que tem lutado e transformado as realidades não só desta comunidade, mas de tantas outras. Nunca vi, em nenhuma outra gestão, um presidente de Faetec visitar unidade preocupado com obra, preocupado se vai ter espaço para os seus alunos”, comentou ela.

Por sua vez, Pansera elogiou o trabalho do governador Sérgio Cabral e do secretário Alexandre Cardoso, utilizando como exemplo, entre outras ações, a atual realidade da Faetec.

“Este é o novo momento que a Faetec vive a partir da gestão do governador Sérgio Cabral e do deputado Alexandre Cardoso como secretário de Ciência e Tecnologia. Então é um conjunto de pessoas que está trabalhando para oferecer realmente uma rede que forme bons profissionais”, disse o presidente.

Encerrando a solenidade, o secretário Alexandre Cardoso falou do sentimento que profissionais de educação podem colocar no seu dia-a-dia em contraponto com a “frieza” da informática dentro da área.

“A função da escola é muito mais do que ensinar; a função da escola é educar. Está chegando um ponto em que o computador ensina. A pessoa acessa os sites de pesquisa e ele ensina. Mas nada vai substituir o professor, porque o computador não chora, o computador não ri, o computador não tem amor. E é fundamental que as pessoas que queiram educar tenham amor por aquilo que estão fazendo”, constatou Cardoso.

O Cetep do Catumbi, que antes dos trinta dias de reformas recebia uma média de 500 alunos por ano, a partir de agora, segundo o engenheiro de Implantação da Faetec, Jorge Luis dos Santos, terá sua capacidade dobrada sob consideráveis melhorias de infra-estrutura. Os cursos que já estão sendo oferecidos no local são de Idiomas, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Depilação, Maquiagem, Corte e Costura, Bordado, Informática e Manutenção de Micros.

Jacaré – Logo após a inauguração das novas instalações do Catumbi, os representantes do governo do estado e da Faetec se deslocaram à rua Bráulio Cordeiro, 915, no bairro do Jacaré, Zona Norte do Rio, para nova entrega de obras no Cetep local.

Ali, se encontraram com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Francisco de Carvalho – o “Chiquinho da Mangueira” -, e com o coordenador da escola e presidente da Associação de Moradores do bairro, Roberto Antunes. De acordo com Antunes, o Cetep Jacaré passou por três meses de reformas e hoje, fora as dependências confortáveis que oferece aos seus alunos, possui os cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Depilação, Maquiagem, Panificação, Bordado e Idiomas. O coordenador ainda informou que antes das obras o local recebia 450 estudantes por ano e agora, mesmo sem precisar um valor, terá este número aumentado.

Alexandre Cardoso também esteve na segunda solenidade do dia e falou sobre sua intenção de atender às necessidades da população - “Estamos querendo uma escola que busque produzir empregos". O sentimento é o do gestor público estar focado nas necessidades do cidadão.”, concluiu o secretário estadual de Ciência e tecnologia.