Inauguração Cetep Irajá

A Faetec inaugurou, na quarta-feira dia 03/03, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Irajá, localizado na Zona Norte do Rio. O novo Cetep vai oferecer, a partir do dia 15 de março, quando começam as aulas, 11 cursos profissionalizantes gratuitos à população do bairro e adjacências, até aqui bastante carente neste sentido, já que a unidade do gênero mais próxima é o Cetep Duque de Caxias, em outro município.

Ao todo serão 776 vagas por semestre e 2540 por ano, divididas nas formações de Auxiliar de Escritório, Telemarketing, Técnicas de Vendas, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Informática I e II, Bombeiro Hidráulico, Eletricista Predial, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro e Idiomas – Inglês e Espanhol. Segundo o coordenador da unidade, Carlos Nogueira, até o momento da inauguração já haviam cerca de 1600 inscritos disputando as vagas nas primeiras turmas.

Os cursos no Cetep compreendem as modalidades presencial e a distância (EAD). Os de Auxiliar de Escritório, Telemarketing, Montagem e Manutenção de Micros e Eletricista Predial terão turmas dos dois estilos de ensino, enquanto o de Bombeiro Hidráulico apenas em EAD. Os restantes serão totalmente presenciais.

Participaram da cerimônia de inauguração autoridades do governo do Estado e da Faetec, como o governador Sérgio Cabral; o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o deputado estadual, Pedro Fernandes; a vereadora, Rosa Fernandes; e o presidente da Fundação, Celso Pansera.

Quanto à localização estratégica da nova unidade da Faetec, onde irá atender a uma demanda carente de profissionalização, Sérgio Cabral chamou a atenção para o setor comercial. “Para a área de vendas, os supermercados daqui estão contratando pessoas até da Região Metropolitana, e não do subúrbio, pela carência de qualificação de mão de obra que há aqui. Então, isso aqui é um gol de placa para essa região em termos de profissionalização”, disse o governador.

Já o secretário Alexandre Cardoso abriu seu discurso na solenidade pedindo uma salva de palmas à equipe da Faetec pelo trabalho desenvolvido no local. Cardoso também aproveitou a ocasião para falar do pouco aproveitamento, pelo mercado de trabalho, dos jovens brasileiros que se formam em níveis médio e superior. “O jovem estuda nove anos no ensino fundamental, mais três no ensino médio e depois de 12 anos ele é o que? Preparado para fazer o vestibular. Depois faz cinco anos de superior e não tem acesso à vida profissional. Qual foi a determinação do governador Sérgio Cabral? Que não façam assistencialismo com a Faetec, não façam da Faetec uma instituição sem credibilidade. Nós temos que fazer um modelo para o país, um modelo que possa acabar com o apagão de mão de obra”, disse o secretário.

Por sua vez, o presidente Pansera fez coro com a visão estratégica de Cabral e anunciou novas inaugurações. “A unidade cobre um vácuo dentro da Zona Norte do Rio. A região de Irajá tem forte presença no setor de serviços e até o fim de março ainda inauguraremos mais duas unidades nesta área: o CVT do Quitungo e o Cetep Vaz Lobo”, afirmou o presidente da Faetec.

O Cetep Irajá fica na Estrada da Água Grande, 87. Seu horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h30, e das 7h às 12h aos sábados