CVT Engenho novo, mais uma conquista da cidadania

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugurou, na tarde dessa quarta-feira (16/02), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Engenho Novo, o 25º da rede no Estado. O novo CVT tem capacidade para formar 1.406 alunos a cada ano nas áreas da construção civil, serviços de manutenção, informática e moda.

 

                                                                                                                     Fotos: Rafael Barreto

O CVT Engenho Novo

 

Antes mesmo de ser inaugurado, o CVT Engenho Novo já se mostrou um grande sucesso, oferecendo, nessa primeira leva de inscrições, 593 vagas para mais 1.500 inscritos. Todas as oportunidades foram distribuídas por sorteio.

Os cursos oferecidos no novo CVT são: eletricista predial, instalador mecânico de ar condicionado, encanador/bombeiro hidráulico, corte enfesto e industrial, montagem e manutenção de computadores, informática II, OSC/ORA/URA, refrigeração, bordado e customização e modelagem/corte/costura. Em breve também serão oferecidas vagas para o curso de instalação e manutenção de sistemas prediais de gás.

 

O laboratório para as aulas práticas de refrigeração

 

Para o coordenador da escola, André Sobral, houve grande procura para as primeiras vagas oferecidas e acredita que a escola tem motivo de sobra para atrair um público ainda maior.

– Tivemos uma grande procura para essa primeira leva de inscrições, mas acredito que ela ainda vai aumentar bastante. As aulas começam na segunda, dia 21. As instalações são bastante modernas e tenho certeza de que vamos surpreender o público que se matriculou depois do sorteio das vagas. São sete laboratórios, uma sala corte e costura e uma de bordado e customização, uma sala de leitura e seis salas de aula tradicionais –, afirmou.

 

O Governador Sérgio Cabral descerra a placa de inauguração do novo CVT

 

O presidente da Faetec, professor Celso Pansera, lembrou a mudança que o lugar onde o CVT está instalado sofreu com a construção da escola, e a importância dessa região da cidade para o Governador Sérgio Cabral.

 

O Governador Sérgio Cabral e o secretário Alexandre Cardoso conversam com a instrutora do curso de modelagem

 

Celso Pansera, Francisco de Carvalho, Alexandre Cardoso, Sérgio Cabral e Fernando Pezão conhecem o laboratório de bombeiro hidráulico

 

– Esse novo CVT foi construído onde antes era uma área totalmente degradada e inútil para a comunidade. Investimos aqui cerca de R$ 2,5 milhões de reais para mudar a realidade. É uma maravilha a Faetec inaugurar mais esse equipamento do Estado para atender o público dessa região, tão querida do Governador, que nasceu e morou parte de sua infância no Engenho Novo, dando a eles capacitação de qualidade para o mercado de trabalho.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, comentou a qualidade desse novo equipamento de ensino e lembrou que a tendência é que eles se tornem cada vez melhores.

– A estrutura desse novo CVT é realmente impressionante e está de acordo com o nosso objetivo de oferecer condições cada vez melhores para que os alunos dessas escolas se tornem profissionais de alta qualidade. Com certeza, hoje, esse é o CVT mais moderno do Estado, mas outros dois serão inaugurados na próxima semana e um ainda melhor pode chegar a qualquer momento – lembrou ele.

 

Sérgio Cabral comemora a inauguração do novo CVT

 

Já o Governador Sérgio Cabral reafirmou a importância das parcerias para a construção de unidades de ensino modernas como o CVT Engenho Novo.

– É importante lembrar que essa nova unidade de ensino do CVT é fruto de parcerias entre o governo e outros setores da sociedade interessados no bem comum da população. Esse é um equipamento público de qualidade, que oferece cursos totalmente gratuitos e não deixa nada a dever aos equipamentos de cursos profissionalizantes pagos. O ensino formal é importante, mas é preciso agregar qualidades profissionais e é o que estamos fazendo através desses CVTs que já funcionam e dos que serão inaugurados –, afirmou o governador, que testou a tecnologia disponível no novo CVT, participando de uma videoconferência com funcionários do Centro Vocacional de Nova Iguaçu.

Além do governador Sérgio Cabral, do vice Fernando Pezão, do secretário Alexandre Cardoso, do deputado estadual Francisco de Carvalho e do presidente Celso Pansera, estiveram presentes ao evento representantes da alta diretoria da Faetec e diversas outras autoridades.

O CVT Engenho Novo está localizado na Rua Dois de Maio, s/nº, no bairro do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio.