Primeiro CVT do Noroste Fluminense

Noroeste Fluminense ganha agora um novo impulso para contribuir no seu desenvolvimento econômico. Foi inaugurado em Miracema, na quarta-feira , dia 23/2, o primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da região. A unidade de ensino profissionalizante teve investimento em torno de R$ 2 milhões e irá preparar para o mercado de trabalho 1.020 profissionais qualificados por ano, nas áreas de construção civil e informática.

 

 

                                                                                                                                  Fotos: Salvador Scofano

O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inaugurando o CVT Miracema

  

Depois de visitar os laboratórios da unidade da Faetec, o secretário Alexandre Cardoso, que representou o governador Sérgio Cabral, anunciou a inauguração de um CVT em Barra do Piraí, no Médio Paraíba, no próximo dia 28. E em Março, o Estado entregará aos moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, um centro vocacional. Cardoso estava acompanhado do prefeito de Miracema, Ivany Samel, do secretário de Trabalho e Renda, Brizola Neto, do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio, Paulo Melo, e do presidente da Faetec, Celso Pansera.   

 

- O Centro Vocacional Tecnológico de Miracema vai qualificar a mão de obra local e dinamizar ainda mais a economia do Noroeste. O objetivo é dar formação profissional para que possam produzir no local. O conceito do CVT é a integração do desenvolvimento econômico e da educação. É uma determinação do governador Sérgio Cabral e um exemplo para todo o país - explicou Alexandre Cardoso.

 

 

 

 

 

 

O CVT de Miracema está localizado no centro da cidade e vai disponibilizar cursos de Eletricista Predial, Encanador-Bombeiro Hidráulico, Serralheiro em Alumínio, Serralheiro em Ferro e Informática.   

 

Alunos prontos para o mercado de trabalho  

 

Para Sávio Nervos, matriculado no curso de serralheria, uma das atividades econômicas de Miracema, ajudar no crescimento de sua cidade através de uma capacitação de qualidade foi um dos motivos que o levou a procurar a unidade profissionalizante. Depois de concluir o curso, ele sonha alto: quer abrir seu próprio negócio e se tornar um microempresário.

O professor aposentado Elder Silva, assim como os mais de vinte e cinco mil moradores do município, esperava pela oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho há alguns anos. Agora, para aprender informática ele não precisa mais procurar por capacitações em outras cidades.