Faetec Digital adota sistema para deficientes visuais

Com o início das aulas na rede Faetec, os alunos com deficiência visual poderão acessar gratuitamente a internet

banda larga e realizar, por exemplo, uma pesquisa escolar. A adoção do Dosvox, um sistema de síntese de voz em português, criado pelo núcleo de computação eletrônica da UFRJ, possibilitará ao programa Faetec Digital ampliar sua gama de usuários e promover a inclusão digital também perante esse grupo.
Inicialmente, as unidades do Faetec Digital que possuem o sistema são: Os Centros de Democratização Digital (CDD) da Mangueira (Cetep Mangueira); CDD Santa Cruz (Cetep Santa Cruz); CDD Barreto (Cetep Barreto); CDD João Luis do Nascimento (ETE João Luiz do Nascimento); CDD Vilar dos Teles (Cetep Vilar dos Teles); CDD Ipanema (Cetep Ipanema); CDD Rio do Ouro (Cetep Armando Vale Leão); CDD Ponto Chic; CDD Vila Mimosa; CDD Vaz Lobo; CDD Vila Olímpica (Vila Olímpica da Mangueira); CDD Unidos da Tijuca, CDD José de Alvarenga e CDD Portela. Esse benefício será estendido ainda aos CDD Resende, CDD Itaperuna (Cetep Itaperuna) e CDD Friburgo, na Prefeitura de Nova Friburgo.
Após dez meses de implantação da primeira unidade, inaugurada no dia 13 de abril, no Cetep Mangueira, o programa atende, em média, mais de 20 mil pessoas por mês, totalizando, somente no ano de 2007, cerca de 177 mil pessoas beneficiadas. Atualmente, existem 45 unidades implantadas que contam com o trabalho de monitores para auxiliar os usuários no acesso a diversos serviços.

A estimativa do programa é beneficiar 7 milhões de pessoas em 41 municípios.