Faetec abre vagas em Pós-Médio e Ensino Superior

Quem procura oportunidade de fazer uma especialização técnica de nível médio ou ensino superior em alguma das unidades da Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, já pode se inscrever para o processo seletivo 2011.2. São 2.606 vagas em cursos técnicos - sendo 2.476 vagas no técnico subsequente (para quem já terminou o Ensino Médio), 50 para o técnico de Comércio com concomitância externa e 80 de especialização em Enfermagem do Trabalho - e 800 vagas para o ensino superior, em cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação.

As inscrições vão de 23 de maio a 17 de junho e devem ser feitas somente pela internet, pelo site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) ou pelo site da Fundação Dom Cintra (http://migre.me/4C6T7), responsável pelo concurso. No site da Fundação Dom Cintra, estão todas as informações sobre o concurso. O telefone (21) 4063-6396 estará disponível para tirar as dúvidas dos candidatos. Abaixo segue link com a relação das unidades Faetec Digital que estão no edital.

Os candidatos às vagas do ensino médio, de especialização de nível técnico e do ensino superior deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 38, na rede bancária, o que automaticamente confirmará a inscrição. O período de pedido de isenção para pagamento da taxa de inscrição é de 23 a 26 de maio.

Nos cursos técnicos, 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência. O período para a entrega do laudo médico é o mesmo do da inscrição, de 23/5 a 17/6. Já para os cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação, 45% das vagas são reservadas para os candidatos comprovadamente carentes, de acordo com a Lei nº 5346/08. O período para a pré-inscrição no sistema de cotas vai de 23 a 26 de maio. Os alunos cotistas receberão uma bolsa-auxílio durante o curso.

Relação dos Pólos da Faetec Digital

Sistema de cotas

Serão reservadas 45% (quarenta e cinco por cento) das vagas aos candidatos inscritos nos cursos de nível superior, comprovadamente carentes, assim definidos na Lei nº 5346/08, respectivamente: 20% (vinte por cento) para estudantes oriundos da rede pública de ensino que tenham cursado integralmente todas as séries/anos de escolaridade do 2º segmento/ciclo/série do ensino fundamental e do ensino médio em escolas públicas de todo território nacional; 20% (vinte por cento) para estudantes negros e indígenas; 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência que atendam às determinações da Lei Federal nº 7853/89 e o Decreto nº 3298/99, para filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Calendário para as vagas nos cursos técnicos

Inscrições
23/5 a 17 de junho

Pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas
23/5 a 26/5

Último dia para postagem do requerimento de isenção e documentação comprobatória
27/5

Resultado do pedido de isenção de pagamento
10/6

Divulgação da verificação do laudo médico
20/6

Divulgação dos locais das provas
5/7

Provas objetivas e redação
10/7

Divulgação da classificação final e lista de espera
20/7

Matrícula
25/7 a 29/7

 

Calendário para as vagas nos cursos superiores

Inscrições
23/5 a 17 de junho

Pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas
23/5 a 26/5

Último dia para postagem do requerimento de isenção, de pré-inscrição no sistema de cotas e documentação comprobatória
27/5

Resultado do pedido de isenção de pagamento e da pré-inscrição no sistema de cotas
10/6

Divulgação dos locais das provas
5/7

Provas objetivas e redação
10/7

Divulgação da classificação final e lista de espera
2/8

Matrícula
3/8 a 5/8