ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Coordenadora da Assessoria de Comunicação: 

Vanessa Campanario

 

Jornalistas:

Alexandre Carlos Nunes Madruga

Beatriz Araújo

Joice Hurtado Rodriguez

Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira

 

Fotografo:

Felipe Corrêa

 

Design:

Isabel Barbosa da Silva Brito 

Patrick Viegas

 

Videomaker:

José Mário Araújo da Silva

 

Tel: 21 2332-4059 | 4124 | 4077

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: www.faetec.rj.gov.br

Instagram: https://www.instagram.com/redefaetec/

Facebook: www.facebook.com/redefaetec

Youtube: www.youtube.com/c/redefaetec

 

 

 

Coordenadora da Assessoria de Comunicação: 

Vanessa Campanario

 

Jornalistas:

Alexandre Carlos Nunes Madruga

Beatriz Araújo

Joice Hurtado Rodriguez

Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira

 

Fotografo:

Felipe Corrêa

 

Design:

Isabel Barbosa da Silva Brito

Patrick Viegas

 

Videomaker:

José Mário Araújo da Silva

 

Tel: 21 2332-4059 | 4124 | 4077

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: www.faetec.rj.gov.br

instagram: https://www.instagram.com/redefaetec/

Facebook: www.facebook.com/redefaetec

Youtube: www.youtube.com/c/redefaetec

 

Programa de preparação para aposentadoria da FAETEC

  O programa é voltado para servidores que estão a cinco anos da aposentadoria. Tem o objetivo de contribuir para o processo de preparação dos servidores da FAETEC em relação à transição trabalho-aposentadoria, tendo em vista os rompimentos e as mudanças próprias deste momento e os aspectos biopsicosociais relacionados a essa fase da vida. Nesse sentido, além de haver orientação sobre questões objetivas referentes a aposentadoria, são trabalhados também os aspectos subjetivos.
 
 O programa de Preparação para aposentadoria é composto por seis oficinas, que ocorrerão entre os meses de setembro e novembro, uma a cada semana, todas no turno da tarde.
 
Para se inscrever, basta enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou procurar o agente de pessoal da sua unidade.

O Serviço Social da Faetec promove e garante os direitos de alunos, funcionários e familiares, através da realização de atendimentos que orientam e encaminham seus usuários à rede externa de serviços na área de saúde, assistência social e jurídica. O Seso também desenvolve projetos de prevenção e debates com temas sociais relevantes dentro do contexto escolar.

Revista EDU.TEC – Revista Científica Digital da FAETEC

A Revista Científica Digital da Faetec é um periódico que possui como objetivos divulgar e possibilitar a reflexão, a discussão e o desenvolvimento da ciência no âmbito do tema “Educação e Tecnologia”. A EDU.TEC é aberta a contribuições escritas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sendo que a língua oficial de comunicação é a língua portuguesa, aceitando textos que combinem linguagem acessível e rigor acadêmico que entendam a ciência, a tecnologia e a inovação como expressões, geograficamente situadas, de processos culturais, políticos, econômicos, sociais e históricos, passíveis de questionamentos e transformações. É editada pela Diretoria de Educação Superior (Desup) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), publicando semestralmente, após avaliação por pares, conteúdo sobre informações, teorias, pensamentos, ações e afins relacionados à temática “Educação e Tecnologia”. Ao submeter seus artigos, os autores devem consentir na livre distribuição de seus trabalhos e transferência dos seus direitos, referentes às leis de propriedade intelectual existentes. A vantagem de uma publicação eletrônica é a velocidade de preparo e lançamento do trabalho, o que protege sua originalidade. A EDU.TEC pode publicar a qualquer tempo edições especiais referentes a eventos de natureza premiatória.

<LINK PARA DONWLOAD DA REVISTA EDU.TEC>

 

Revista Democratizar – Revista Digital da FAETEC

Democratizar é uma revista eletrônica mantida e organizada pela Diretoria de Educação Superior da Faetec. O propósito  dessa publicação é promover uma reflexão sobre o papel estratégico da educação na superação do legado histórico de relações sociais autoritárias e excludentes, que tipificam a sociedade brasileira, assim como evidenciar as íntimas conexões entre a educação e o desenvolvimento político, econômico e cultural.

A revista visa constituir-se em um espaço de discussões que permitam fazer um contraponto à influente dissociação entre as questões social e nacional que permeia o campo intelectual e político brasileiro. Desse modo, Democratizar tem por eixo pensar a educação como um instrumento potencializador do exercício da cidadania. Agora com uma periodicidade semestral, a revista acolhe artigos e resenhas que se dediquem a abordar questões e temas relativos à educação em suas múltiplas interfaces com outras áreas de conhecimento.

<LINK PARA DOWNLOAD DA REVISTA DEMOCRATIZAR>

 

A Diretoria de Comunicação tem a função de promover e zelar pela imagem institucional da Faetec, com o propósito de estabelecer um canal eficiente de comunicação entre a Fundação e toda a sociedade fluminense. Compete ao setor atender às solicitações dos veículos de comunicação, no intuito de estabelecer um diálogo de caráter público e propositivo com a mídia.

capa apresentaçãoResponsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, deu seus primeiros passos em 10 de junho de 1997. Atualmente, a Rede atende cerca de 50 mil alunos por ano em 120 unidades de ensino, que somam a oferta no Ensino Técnico de Nível Médio, na Formação Inicial e Continuada / Qualificação Profissional e na Educação Superior.

 Criada pela Lei nº 2.735/97 e alterada pela Lei nº 3.808/02, é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de Direito Público, de duração indeterminada. Sua sede administrativa, situada em um imenso complexo de mais de 1.900.000 m², está localizada na capital do Rio de Janeiro, no bairro de Quintino Bocaiúva, Zona Norte da cidade.

 As inovações tecnológicas em consonância com a realidade dos setores produtivos são as marcas da formação oferecida pela Faetec, dando a ela status de uma das mais importantes redes de Educação Pública e Profissionalizante do Brasil. Reafirmando o compromisso do Governo do Estado em ampliar as oportunidades de qualificação à população bem como elevar os índices de empregabilidade, a Fundação contribui para o desenvolvimento econômico e social dos municípios fluminenses.

A aposta em projetos de inclusão social, as parcerias com instituições nacionais e internacionais e um olhar atento ao bem-estar de servidores e funcionários são alguns dos fatores que contribuem para que a Faetec seja uma instituição com ensino de referência que agrega humanização, cidadania e tecnologia.

Área de Atuação

Com ampla oferta de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita de qualidade, a Faetec está em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, apostando no potencial econômico dos municípios fluminenses. Ao todo, 63 municípios contam com a presença da Fundação através de oportunidades em diversos segmentos de ensino.

Algumas das unidades são: Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Escolas de Artes Técnicas (EATs), Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterjs) e Centros de Referência em Formação de Profissionais da Educação (Iserj e Isepam).

O ensino na Rede é desenvolvido com base nos seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turísmo, Hospitalidade e Lazer.

História da Inclusão na Rede Faetec

A política de Inclusão Educacional foi iniciada em novembro de 2003, através de um Programa de Inclusão na Educação vocacionado para estimular, mobilizar, conscientizar e construir coletivamente a Escola Para Todos. As ações consistem na inclusão de pessoas com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação nas oportunidades de Educação Profissional.

Em 2007, a Faetec criou a Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional, com o objetivo de favorecer processos e dinâmicas educacionais, que reconheçam e incluam a diversidade humana nas dimensões física, política, cultural e social, na perspectiva das práticas educativas desenvolvidas nas unidades escolares da Rede Faetec.

Essa política é uma conquista que confirma a compreensão da inclusão na educação como parte de um movimento maior, pelo qual se busca não só garantir o acesso e permanência, mas também a qualidade e a equidade na educação, para as pessoas com necessidades educacionais especiais.

Orientando-se pelas atuais Políticas Nacionais de Educação Inclusiva, a Faetec oferece à comunidade escolar: Sala de Recursos Multifuncionais, Intérpretes de Libras, Sala de Imprensa Braille, Fórum Itinerante de Educação Especial nas unidades de ensino, Formação Continuada em Libras, Braille, Orientação e Mobilidade, Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiências (visual / auditiva / intelectual / física / múltiplas).

História no Esporte e na Cultura

 Na área de Esporte, os Centros de Educação Física e Esportes assumem um papel de destaque na Rede Faetec, beneficiando alunos e integrantes da comunidade com projetos de diversas naturezas. Associando a saúde do corpo à saúde da mente, professores dão aulas de esportes coletivos e natação, entre outras modalidades.

Outro papel importante é desempenhado pelo Centro Interamericano de Artes Marciais, que, desde 1996, forma jovens e adultos capazes de competir e obter bons resultados nas disputas oficiais desta modalidade esportiva.

A Faetec também se faz presente no âmbito cultural. Por meio da música, os alunos têm acesso aos clássicos universais e aos autores que se consagraram e deram identidade às músicas populares e eruditas brasileiras, através das Escolas de Música e Bandas. Um dos destaques da Rede é o curso Técnico de Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, que foi o primeiro da América Latina.

Nas artes cênicas, a Faetec administra a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, formando profissionais de teatro para a atuação em palco, bem como em campos afins, tais como cenografia, figurino e canto. Nela, são ministradas aulas de produção artística e cultural.

As Escolas de Artes Técnicas formam profissionais especializados para as atividades dos bastidores do teatro e do Carnaval, habilitando-os para a confecção de fantasias, adornos e adereços e, também, para a organização, planejamento e liderança na área de produção de espetáculos.

.