Na última terça-feira, dia 5 de novembro, foi inaugurado o Centro de Memória Neuza Rangel da Escola de Teatro de Quintino, no complexo da Faetec República, na Zona Norte do Rio. O nome foi uma homenagem para a servidora da Rede Faetec que trabalhou como secretária escolar por mais de 20 anos na escola de teatro. Neuza Rangel se destacou em sua função promovendo o atendimento aos alunos e professores, conquistando a admiração de todos.

O coordenador da unidade, Marco Aurélio do Nascimento, explicou como foi realizada a escolha. “A dona Neuza foi uma servidora muito querida por todos. A gente se reuniu para saber qual seria o nome que daríamos ao centro de memória e toda equipe decidiu homenageá-la. Organizamos uma sala para ocupar o centro com informações e fotos de mais de 23 anos de funcionamento da escola de teatro de Quintino. E ela fez parte de tudo isso”, contou animado Marco Aurélio.

A cerimônia teve início com a exposição dos alunos da Escola Arte e Vida. Foram 13 desenhos artísticos feitos com grafite, que serão postos em cada sala de aula para identificação. Anteriormente, as salas eram identificadas somente pelos nomes dos artistas renomados da cultura brasileira, e agora, os desenhos serão utilizados para compor a identificação. O evento contou ainda com a apresentação dos alunos do curso de teatro com uma leitura dramatizada do texto “Caldeirão das Bruxas”. Em seguida, o grupo se uniu com os participantes da atividade de Música para Folclore, onde realizaram uma apresentação musical. Outras duas apresentações de leituras dramatizadas também foram desenvolvidas.

Presente ao evento, a filha da homenageada, que possui o mesmo nome da mãe, Neuza Matos Rangel Serra, se emocionou a cada minuto. “Nós perdemos a mamãe há cinco anos, mas sabíamos do amor que ela tinha com o curso de Teatro e com a Faetec. Ela amava ir ao trabalho, tinha um comprometimento muito grande com ele”, destacou a filha Neuza.

 

Escola de Teatro de Quintino

A escola de Teatro de Quintino, localizada no campus da Faetec República, existe há 23 anos e oferece cultura para toda região Norte do Rio. Atualmente, são oferecidos dois cursos de Qualificação Profissional com duração de 20 semanas e com três aulas semanais, que são “Contação de História” e “Interpretação Teatral”. A unidade conta ainda com atividades que duram 16 semanas, com uma aula semanal cada. São oferecidas as atividades de Leitura em Cena; Música para Folclore; Estudos do Teatro Brasileiro; Iniciação Teatral; Leitura Dramatizada e Produção de Texto. Em todo o tempo de funcionamento, a unidade atendeu mais de oito mil alunos. Atualmente, são cerca de 60 alunos estudando na escola de teatro.

Para a aluna Janice Glória Xerém, de 64 anos, os cursos proporcionam qualificação profissional e reconhecimento pessoal. “Eu entrei para o curso de Contação de História em 2013, assim que me aposentei como bancária. Terminei o curso e já ingressei em outro, o de Interpretação Teatral. Às vezes, a gente passa na frente da Faetec e não tem noção das potencialidades que são desenvolvidas aqui dentro. A gente chega na unidade e não quer mais sair. Com as peças teatrais que fizemos aqui, fomos convidados para apresentações em diversos lugares, como a Arena Madureira, Academia Brasileira de Letras, e no próprio teatro da Faetec, Abdias Nascimento. Virei atriz profissional e sigo essa estrada”, disse emocionada.