O campus da Faetec Marechal Hermes recebeu nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, o programa "TRE vai à escola". Uma palestra foi ministrada pela desembargadora Eleitoral e diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro, doutora Glória Heloísa Lima da Silva, no espaço do Auditório Nei Braz Lopes.

Cerca de 250 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e dos cursos técnicos de nível Médio do complexo participaram da atividade, que teve o objetivo de promover o exercício livre e consciente da cidadania. Foram abordados temas como as atribuições da Justiça Eleitoral, o significado, as consequências e a importância do voto.

Fotos: Maicon Salles

 

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento da Educação da Faetec (DDE), Marcia Farinazo, a palestra é uma forma de agregar valor para o aluno, enquanto cidadão. "Nossa função vai além de oferecer o Ensino Técnico. E atividades como esta possibilitam o desenvolvimento da questão da cidadania do indivíduo. É fundamental que esses jovens tenham consciência sobre a importância do voto de cada um enquanto pessoas pertencentes da sociedade", analisa a professora.

Temas como a informatização das eleições, por meio da implantação das urnas eletrônicas e, mais recentemente, o cadastro biométrico do título de eleitor também foram abordados pela desembargadora. "A biometria garante o fortalecimento da veracidade do voto. Graças ao avanço da tecnologia, conseguimos identificar através da digital que o título de eleitor é realmente da pessoa que compareceu na seção. Mesmo jovens, vocês precisam se conscientizar que a eleição, a opção e a escolha faz parte da nossa vida, e não é uma ação apenas para adultos", enfatizou Glória Heloísa Lima da Silva.

Cursando o 2° ano do curso Técnico de Administração, Thayane Rigor, de 17 anos, passou todo o período da atividade realizado anotações. "Foi uma grande experiência e muito informativo. Aprendi aqui muitas coisas e saio daqui ainda mais consciente de que o meu voto é um ato de grande responsabilidade", falou a aluna.

Atividade extracurricular

A professora de História da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, Josélia de Castro, acompanhou os alunos dos 2° e 3° anos do curso Técnico de Administração, e solicitou a realização de anotações sobre a palestra. "Estamos em período de avaliações e essa palestra é uma grande oportunidade para os alunos. Meu objetivo é que esse diálogo agregue conhecimento para a vida dos estudantes", afirmou a docente.

O programa "TRE vai à escola" também foi realizado no dia 7 de novembro na Faetec Santa Cruz e será concluído no dia 14 (quinta-feira), no campus Quintino. O público alvo da atividade são alunos entre 12 e 19 anos.