Tudo pronto na FAETEC Petrópolis - unidade de Ensino Superior - para receber a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece neste sábado, dia 15. A competição deste ano conta com número recorde de inscritos. Em todo Brasil, 2.335 equipes se enfrentam com robôs desenvolvidos e programados por alunos de ensinos fundamental e médio. O campeonato é aberto ao público e tem entrada gratuita.

A competição tem por objetivo despertar o interesse de alunos por tecnologia a partir da manipulação e do desempenho de robôs criados em escolas públicas e privadas. Cada máquina construída é avaliada pela estética, eficiência e criatividade. Conceitos esses já conhecidos pelos alunos da FAETEC, que conquistaram o título de vice-campeão latino-americano de robótica e os três lugares mais altos do pódio na etapa estadual da OBR 2014.

– Os resultados são frutos da dedicação, disciplina e entusiasmo dos alunos que participam do projeto. Eles se sentem incluídos tecnologicamente e, desta forma, conseguem desenvolver ideias de alto nível cognitivo. Para formação desses jovens, os prêmios representam confiança e motivação no desenvolvimento de novas invenções – diz o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

Do total de participantes nas Olimpíadas Brasileira de Robótica, 131 equipes representam o estado do Rio de Janeiro, o dobro do ano passado. Este ano, a etapa estadual será dividida em regionais nos municípios de Volta Redonda, Macaé e Petrópolis. A cidade serrana tem o maior número de inscritos: 47 times.

É a primeira vez que a FAETEC Petrópolis recebe um evento desse tipo e ela foi selecionada por ter se tornado uma referência no segmento. Os alunos da unidade garantiram o primeiro e o terceiro lugar da etapa estadual do ano passado, com um robô que deveria superar uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos e resgate de uma vítima. Além disso, os estudantes possuem diversas medalhas no currículo por outros torneios.

– O evento, muito mais do que uma competição, é um estímulo. Entendemos que a ciência, a tecnologia e a inovação pode fazer a diferença, não só para o país, mas na vida de nossos jovens. E o ensino não deve ficar restrito às salas de aula. A prática representa uma injeção de ânimo para os jovens e é isso que desejamos: formar pessoas competentes e com ânimo de realizar – afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Nesta edição, o desafio conta com um circuito linear repleto de obstáculos, por onde os robôs devem ultrapassar lombadas, seguir por rampa de acesso e transportar objetos até alcançar determinadas posições, cumprindo algumas metas. As missões variam e uma delas é a simulação do resgate de uma vítima hipotética, em meio a um ambiente hostil.

A final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) acontecerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais. O campeonato foi criado no ano de 2007 por pesquisadores da área de robótica de instituições como ITA, UFRN, UNESP, FEI e FURG. É uma competição de nível nacional para selecionar a equipe que irá representar o Brasil no mundial.