Apresentar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esse era o desafio dos alunos da FAETEC Quintino - ETE República durante a Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia, promovida nesta terça, dia 13, e quarta-feira, dia 14. Em sua 13ª edição, o evento transformou 33 salas do segundo e terceiro andares da escola em estandes para os 82 experimentos desenvolvidos pelas turmas dos cursos de Produção de Moda, Enfermagem, Informática, Eletrônica, Telecomunicações e Mecânica.

Alunas do primeiro ano do curso técnico de Produção de Moda aproveitaram a oportunidade para chamar atenção para a “costura ergonomicamente correta”. Daniele de Vasconcellos, 30 anos, alertava os visitantes do estande sobre os cuidados básicos ao bom desempenho da profissão, como adaptar a altura da mesa de corte e da cadeira de trabalho, manter a postura reta ou mesmo não utilizar alfinetes enferrujados ou réguas quebradas.

Fotos: Felipe Corrêa / FAETEC

Já a turma do 3º ano do curso de Eletrônica decidiu desenvolver um sistema de monitoramento para vazamentos de gás. No projeto, os estudantes adaptaram um sensor comum a um disjuntor DR e a uma placa de lâmpadas LED, que indicam a severidade do vazamento, de acordo com uma escala de cor. Ao chegar ao nível amarelo, ventoinhas são ativadas para dispensar o gás no ambiente. No vermelho, o circuito elétrico do cômodo é automaticamente desligado. Para Vinicius Flores, 18 anos, a viabilidade comercial do sistema esbarra no preço do disjuntor DR, ainda muito acima do valor dos disjuntores comuns.

“A internet das coisas” foi o tema escolhido pelos estudantes do 3º ano de Telecomunicações, que demonstravam, por meio de pôsteres e maquetes, a tendência da interconectividade se estender para eletrodomésticos e outros aparelhos do dia a dia. Entre os exemplos apresentados, geladeiras que inventariam o conteúdo armazenado em seu interior e enviam a lista de compras para o morador por e-mail ou mesmo o monitoramento de pacientes crônicos, com o acionamento da equipe médica, em caso de emergência.

Estudantes do 2º ano de Telecomunicações levaram três diferentes projetos para o evento: o Rádio de Galena (para recepção de sinal AM sem a utilização de pilhas), o Robô de Seringas (braço hidráulico que demonstra o princípio de Pascal) e o Espelho Infinito (ilusão de ótica criada por jogo de espelhos e lâmpadas LED). Todos os trabalhos expostos são avaliados por, pelo menos, três professores que conferem as notas utilizando como critério a fundamentação teórica, a apresentação e o impacto visual. Ao final do evento, são conhecidos os três primeiros colocados gerais, que recebem medalhas.

A 13ª Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia contou ainda com atividades paralelas, como palestras, estande de massagem e a montagem de uma estação transmissora por representantes da Associação Brasileira de Radioamadorismo (Abrad). Ao final do evento, o corpo docente recebeu homenagem, com direito a apresentação musical, em comemoração ao Dia do Professor.