Popularizar e divulgar a ciência. Com esse objetivo, escolas, instituições de pesquisa, sociedades científicas, empresas de base tecnológica e entidades civis, distribuídas por 620 cidades do país, participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema desta 12ª edição do evento, “Luz, ciência e vida”, se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Onze unidades da FAETEC, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, tecnologia e Inovação, integram a agenda oficial do evento, nos municípios do Rio de Janeiro, Barra Mansa, Duque de Caxias, Macaé, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. Todos os eventos têm entrada gratuita.

- A democratização da ciência e sua divulgação para o maior número de pessoas é fundamental para que o país se transforme. É através de estímulos como este que nossas crianças vão se interessar pela escola e pela ciência propriamente dita. Sem isso, não teremos cientistas, nem inovação. E se há uma coisa que o país precisa é inovação científica e tecnológica - acredita o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

“Olá! Você sabe para onde vai o lixo e qual o impacto ambiental que ele causa na Baía de Guanabara?” Com essa saudação, o robô construído por alunos da unidade de Ensino Fundamental da FAETEC Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, pretende incentivar o debate sobre problemas sociais, éticos, políticos e econômicos envolvidos na relação entre o homem e o meio ambiente. A escola integra, sexta, dia 23, e sábado, dia 24, das 13h às 21h, e domingo, dia 25, das 10h às 16h, o polo da SNCT montado no Parque Madureira. No mesmo local, quem se interessar por robôs também poderá conferir de perto os construídos especialmente para competições pelos alunos da FAETEC Ferreira Viana, localizada no bairro São Maracanã, destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), entre outros experimentos de Física.

Voltada para as áreas de comunicação e artes, a Escola Técnica Estadual (ETE) Adolpho Bloch levará para a Tenda do Sesc, na Quinta da Boa Vista, alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Produção de Áudio e Vídeo. O estande estará aberto ao público de quinta a domingo, das 9h às 17h. Para os amantes da literatura, no mesmo local haverá sessões de contação de histórias e declamação de poemas por autores e alunos da unidade, no sábado, 24, das 10h às 11h. Já em Niterói, alunos da FAETEC Henrique Lage apresentarão cinco projetos.

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

Onze unidades, entre elas a FAETEC Henrique Lage, realizam atividades com foco na Ciência e Tecnologia


Na FAETEC Nova Iguaçu – Unidade de Qualificação Profissional, os estudantes do curso Técnico de Química oferecerão oficinas de Confecção de Produtos Cosméticos, dia 23, das 18h às 21h. O I Simpósio de Educação marca a programação da FAETEC Imbariê, em Duque de Caxias, com a realização de uma verdadeira maratona de palestras, que abordam desde a ética na comunicação ao ensino de Filosofia para adolescentes, além de oficinas, espetáculos de teatro e música e a arborização do terreno da escola.

A FAETEC Paracambi também agendou uma série de atividades ligadas à área de Informática. Na terça, dia 20, acontece a Oficina de PHP, apenas para alunos do curso Técnico de Informática, das 10h às 19h. No dia seguinte, estão programadas oficinas de Java com banco de dados (das 9h às 19h), Tratamento de imagem utilizando Photoshop (com turmas das 9h às 10h e das 18h às 19h30), Excel Avançado (das 18h às 19h30), CorelDraw (das 16h às 17h) e Algoritmo (das 18h às 19h30). Haverá, ainda, palestras sobre Tecnologia da Informação Verde e Empreendedorismo (ambas às 9h) e Virtualização em Redes de Computadores (às 18h), além de mesa-redonda sobre Nanotecnologia (15h às 16h30). Quem visitar a unidade na quarta-feira, dia 21, também poderá conferir a Sala Virtual construída a partir da plataforma Moodle, entre outros projetos criados por estudantes e professores.

Quinta-feira, dia 22, os alunos da FAETEC Paracambi estão convidados a testarem seus conhecimentos em simulados com questões de informática que já caíram em concursos públicos, das 13h30 às 14h30. Completam a lista de atividades, as oficinas de Excel Avançado (11h às 11h30), Rede de Computadores (das 14h às 17h), AutoCad (das 14h às 16h) e PHP (das 9h às 12h, apenas para alunos da unidade), além da palestra Fibra ótima: luz a serviço da tecnologia, às 10h, e da exposição de alunos bolsistas FAPERJ/Jovens Talentos para a Ciência, das 15h30 às 17h.

A cerimônia de abertura da programação da FAETEC Barra Mansa acontecerá às 14h do dia 22, quinta-feira. Às 18h, está prevista a apresentação da Orquestra de Jazz e, às 19h, a palestra A popularização do celular: as novas práticas na atualidade. Na sexta, dia 23, a escola recebe a exposição de trabalhos realizados por alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado e, no sábado, dia 24, será a vez da mostra de projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Auxiliar Administrativo, Recursos Humanos, Informática, Fresa CNC, Solda e Idiomas da FAETEC. Os visitantes também poderão se inscrever para a 6ª Caminhada na luta contra o câncer, no estande Outubro Rosa, das 8h às 12h.

Localizada no histórico bairro Quitandinha, a unidade de Ensino Superior da FAETEC Petrópolis elegeu a reciclagem criativa de lixo eletrônico como fio condutor de oficinas e exposições. Professor da unidade, o artista plástico Cocco Barçante realiza oficinas abertas de metarreciclagem, linguagem utilizada em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro em instalações na própria unidade e no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, na capital. Todas as peças foram construídas com a participação de estudantes da escola, a partir lixo tecnológico. Já o também artista plástico e ex-aluno da FAETEC Petrópolis, Rodrigo CB, coordena oficina, dia 19, às 10h30, e ministra palestra, dia 22, às 10h, ambas sobre a arte do grafite.

A experiência de estudar fora do Brasil pelo programa Ciências sem Fronteiras é o assunto de dois bate-papos, dia 20, às 10h e às 14h, enquanto a presença feminina da área da Tecnologia da Informação é tema de mesa-redonda, dia 22, às 9h. A equipe de robótica SirLAB realizará demonstrações do desempenho de suas máquinas em desafios nas modalidades futebol e resgate, dia 23, das 8h às 11h e das 19h às 22h. A FAETEC Petrópolis, ainda, oferecerá oficina de Programação para Mobile, dia 22, das 17h às 19h.

A FAETEC Macaé, por sua vez, integra a SNCT realizando a sua 3a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, dias 21 e 22, quarta e quinta-feira. Palestras sobre segurança no trabalho e uso da energia solar na construção civil, oficinas de confecção de luminárias e mostra de talentos de alunos e funcionários são algumas das atividades agendadas pela unidade.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a FAETEC Santo Antônio de Pádua promove sua 4ª Gincana Plugado no Saber, na qual os estudantes e convidados participam de diversos jogos e atividades relacionadas às disciplinas ministradas no Curso Técnico de Informática da unidade. O destaque vai para a palestra Tecnologias atuais aplicadas ao mercado de trabalho, realizada em duas edições: dias 20 e 22, terça e quinta-feira respectivamente, sempre às 18h.

A FAETEC Resende estende a programação de eventos por toda a semana. Nesta terça, dia 20, haverá duas palestras: Tic-tac: A sabedoria da ciência, às 19h, e A importância da tecnologia no Ensino de línguas estrangeiras, às 20h. Quarta-feira, dia 21, será dia de saber um pouco mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, no bate-papo programado para 19h. O câncer de mama é o tema da palestra de quinta-feira, dia 22, às 19h. Todos os dias, sempre às 21h, acontecerá o Torneio de Futsal.

A FAETEC Volta Redonda - Unidade Amaury César Vieira programou várias atividades para os dias 21 e 22. Na quarta, às 14h, a unidade receberá a I Feira de Empreendedorismo, com estandes de pequenos empresários da região. No mesmo dia, das 14h às 20h, haverá a exibição contínua do filme Luz, ciência e vida, produzido pelos alunos da Oficina de Animação da unidade. E quem se interessar em aprender os conceitos básicos do cinema de animação poderá participar de oficinas dedicadas ao tema, na quinta, às 15h e às 16h30. Também fazem parte da agenda do dia 22, a oficina de Criação de Hologramas, na qual os visitantes acompanharão o processo de projeção de imagens a partir de um celular, das 14h às 20h, e a montagem e lançamento de foguetes, também a partir das 14h.

Serviço
FAETEC Ferreira Viana
Rua General Canabarro, 291, Maracanã, Rio de Janeiro.

FAETEC Adolpho Bloch
Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 850, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

FAETEC Visconde de Mauá – Escola de Ensino Fundamental
Rua Xavier Curado, s/no, Marechal Hermes, Rio de Janeiro.

FAETEC Imbariê
Rua Almirante Cochrane, s/no, Imbariê, Duque de Caxias.

FAETEC Paracambi – Unidade de Ensino Superior
Rua Dom Pedro II, s/no, Fábrica, Paracambi.

FAETEC Nova Iguaçu – Unidade de Qualificação Profissional
Rua Dr. Paulo Fróes Machado, 38, Nova Iguaçu.

FAETEC Petrópolis – Unidade de Ensino Superior
Av. Getúlio Vargas, 335, Quitandinha, Petrópolis.

FAETEC Resende – Unidade de Qualificação Profissional
Av. Tenente Cel. Adalberto Mendes, 1920, Resende.

FAETEC Barra Mansa – Unidade de Qualificação Profissional
Rua Via Sérgio Braga, s/no, Barra Mansa.

FAETEC Volta Redonda – Unidade Amaury César Vieira
Rua 1015, s/no, Volta Grande II, Volta Redonda.

FAETEC Macaé – Unidade de Qualificação Profissional
Rua Aluízio da Silva Gomes, s/no, Macaé.

FAETEC Santo Antônio de Pádua – Unidade de Ensino Superior
Rodovia Renato de Alvim Padilha, Km 3, Santo Antônio de Pádua.