A noite dessa quarta-feira, dia 1, foi marcante para a história das unidades da FAETEC, no Complexo do Alemão. Ex-alunos, familiares e amigos dos formandos lotaram o Clube Social Ramos, na Zona Norte do Rio, para assistir à cerimônia de formatura de cerca de 5 mil formandos. Os jovens receberam das mãos do governador do estado, Luiz Fernando Pezão, os Certificados de Conclusão de Curso.

– Não tem caminho melhor do que investir em educação e na formação técnica. Vocês são um exemplo extraordinário, porque muitos já trabalham e, mesmo assim, concluíram seus cursos. Outros já estão procurando uma colocação no mercado de trabalho. É uma alegria imensa vir à primeira formatura desde que ingressei no governo. Vocês estão de parabéns – disse Pezão.

 

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

 

Estiveram presentes ainda à cerimônia, o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, o chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, e o presidente da FAETEC, Wagner Victer, além de diversos parlamentares.

Para o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, é um orgulho poder contribuir no crescimento profissional de milhares de jovens e adultos. Ele enfatizou ainda a qualidade dos cursos oferecidos pela FAETEC

- O diploma da Faetec é reconhecido pelo mercado de trabalho e pela sociedade. Estamos muito felizes em entregar esses diplomas, com cursos profissionalizantes de qualidade. Esses certificados vão ajudá-los a procurar um emprego ou a melhorar no emprego que já tem – afirmou o secretário.

Ao som da apresentação da Orquestra da Escola de Música Baden Powell da FAETEC, foram entregues diplomas de 27 cursos profissionalizantes ofertados nas três unidades instaladas no Complexo. Entre os profissionais estavam: assistente administrativo, assistente de recursos humanos, confeiteiro, eletricista predial de baixa tensão, encanador e instalador predial, recepcionista, entre outros.

O presidente da Faetec, Wagner Victer, destacou que os formandos terão a chance de ampliar a renda familiar, principalmente, com a inclusão desses jovens no banco de dados da Fundação no preenchimento das vagas de emprego nas olimpíadas.

– Essa é uma forma de dar oportunidade de acesso ao emprego para os moradores de comunidades pacificadas – afirmou Victer.

Os certificados fazem parte do Programa de Integração Social e Coordenação de Ações Sociais das UPPs do Governo do Rio, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esses diplomas ainda contaram com uma novidade: eles foram frutos de um moderno sistema digital, implantado pela Fundação, que assegura a sua autenticação ao empregador e garante mais segurança ao aluno na emissão do diploma.