Um encontro de mentes brilhantes e muito aprendizado sobre as principais novidades do mundo da robótica. Foi neste cenário que estudantes de diversas instituições de ensino do Brasil, professores e profissionais renomados se reuniram na exposição que aconteceu nesta última quarta-feira, dia 29, no Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ (Casa da Ciência).

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

O presidente Wagner Victer, ao lado do professor Cesar Bastos, visita os estandes dos alunos

Entre os convidados, os 40 integrantes da equipe premiada na última Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), formada por 39 alunos e ex-alunos da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, e pelo professor Cesar Bastos, responsável pelo projeto de práticas em robótica na unidade que faz parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O evento promovido pela Swissnex, uma parceria público-privada da Secretaria de Estado da Suíça para a Educação, Pesquisa e Inovação, trouxe ao Brasil o físico suíço, Dr. Rolf Pfeifer, o criador do Robô “Roboy”, que em 2013, ficou mundialmente conhecido por apresentar a robótica de forma prática para estudantes de várias instituições de ensino, inspirando a pesquisa, educação e artes voltadas para o sistema locomotor e a impressão 3D.

Além de oferecer a palestra e debate: "Viver com Robôs - A Próxima Geração de Máquinas Inteligentes", que trata da interação humana com relação aos novos modelos de tecnologias em robótica, ele gentilmente visitou todos os estandes e ainda conversou com os alunos da Fundação.
Um deles foi o estudante do 2º ano do curso de Mecânica, João Marcos Barros, que não só explicou o projeto, como aproveitou para mostrar orgulhoso as premiações e reconhecimentos adquiridos pela escola.

– Nossos robôs participaram de diversas competições. Ao todo, conquistamos 9 medalhas, sendo 5 de ouro. Temos duas, por exemplo, que foram pelos robôs de resgate no Torneiro Juvenil de Robótica, e outra que considero muito importante, a de prata que ganhamos na OBR – acrescenta João.

O estudante João Marcos Barros exibe o robô de resgate da FAETEC

Um outro rosto conhecido entre os alunos e professores da escola, e que atualmente auxilia e orienta os iniciantes é Raphael Rocha. O ex-estudante acompanhou Pfeifer pelo ambiente e apresentou cada um dos trabalhos para a avaliação do palestrante.

– Expliquei os nossos projetos para ele e conversamos sobre o processo de criação e função de cada trabalho. Ele me falou que no próximo ano já tem uma nova geração de robôs para lançar. Eles serão programados para cuidar do bem-estar e atendimento de clientes em setores empresariais. Isso que é mais interessante, essa oportunidade de estar diretamente em contato com uma novidade, que ainda nem foi apresentada ao público – ressalta Raphael que atualmente faz graduação na área de engenharia.

O aluno Raphael Rocha ao lado do professor Rolf Pfeifer

Alguns dos destaques da exposição ficaram por conta dos robôs de competição, que possuem funções específicas como a de resgate, corrida (com robôs humanoides) e circuito programado, a Casa Inteligente, ainda em fase inicial, porém com aplicação prática e funcional, e os Drones com Arduino, que roubaram a atenção dos visitantes ao sobrevoar o espaço.

O presidente da FAETEC, Eng.º Wagner Victer, que também prestigiou o trabalho dos alunos, ficou impressionado com a qualidade técnica do que foi apresentado.

– Hoje presenciei o que podemos chamar de futuras promessas do nosso país. Jovens desenvolvedores, com garra e capacidade técnica para expor trabalhos de uma importância impar, e que possivelmente se tornarão grandes físicos e engenheiros. Foi muito gratificante ver os estudantes da nossa Escola Técnica, ao lado de alunos graduandos de instituições de renome como a UFRJ, da qual me formei e me orgulho muito – diz o presidente.

A unidade localizada à rua General Canabarro, nº 291, no Maracanã, oferece os cursos Técnicos de Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Telecomunicações. Além da Escola Técnica Ferreira Viana, a FAETEC também desenvolve projetos relacionados a robótica nas faculdades Faeterj Petrópolis e Faeterj Rio.

Sobre o robô mais famoso do mundo

Em 2013, com o projeto "Robots on Tour", o Roboy ganhou fama mundial, após ser apresentado em escolas e universidades, mas o que poucos sabem é que ele faz parte uma ação mais ampla de investigação europeia chamada: Myorobotics, que visa a criação de robôs que são mais baratos para construir e mais seguros para a interação com as pessoas.

Desenvolvido para ajudar profissionais a entenderem melhor o funcionamento do cérebro humano, a criação que se deu em 2012, contou com a colaboração de mais de 40 engenheiros e cientistas, que tinham a missão de produzir locomoção com movimentos rápidos, porém mais naturais, além de ações interativas, modelos conhecidos como humanoides.

O professor Rolf Pfeifer é mestre em física e matemática, e Ph.D. em Ciência da Computação, pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH). Atualmente ele leciona na Universidade de Osaka, no Japão e na Universidade Jiao Tong de Shanghai, na China.

Veja a FAETEC nas redes sociais:

Facebook.com/redefaetec

YouTube.com/redefaetec